O vereador Alaércio Cardoso acompanhou na manhã de hoje (17), o senhor Joacir Noronha que vinha lutando a mais de um ano pela implantação do serviço de tacógrafo em Santarém. Tacógrafo é um dispositivo empregado em veículos para monitorar o tempo de uso, a distância percorrida e a velocidade que o veículo desenvolveu. “Se regularizado, esse é um serviço colocado em caminhões; ônibus e vans pois veículos de grande porte são obrigados a ter o tacógrafo” disse Joacir.
Cardoso conta que essa luta de implantação do serviço se deu a partir de uma reunião no Ministério Público Federal com a participação de caminhoneiros e representantes da Policia Rodoviária Federal. “Na reunião foi questionado o porquê da PRF está questionando tanto a falta desse serviço, e o representante disse que era por ser obrigatório e o contraponto foi por conta das multas excessivas recebidas por esses veículos” relatou o parlamentar.
A empresa Noronha Tacógrafos, possui um posto de ensaio e trabalha nessa área agregando valores, além de que já esperava há nove meses por essa auditoria. “Após toda a auditoria do INMETRO ainda haverá todo um tramite legal para começarmos a trabalhar, se o posto for aprovado, encaminharemos a documentação para o Rio de Janeiro e lá será feito toda a finalização do processo, mais ou menos em uma semana estaremos aptos para começar os atendimentos” contou Joacir Noronha.
Poucos são os municípios no estado do Pará que possuem esse tipo de empresa especialista em tacógrafos, então a Noronha irá atender além de Santarém as cidades de: Uruará; Medicilândia; Altamira; Monte Alegre, Alenquer e todo oeste do Pará.

Fernanda Rabelo- assessora de imprensa do vereador Alaércio Cardoso