q

O dia do advogado foi 11 de agosto, sem esquecer a data a Câmara de Santarém, realizou sessão especial nesta terça-feira, 25/08, para homenageá-los. A proposição da sessão é de autoria dos vereadores advogados Ana Elvira Alho (PT) e Ronan Liberal Junior (PMDB).

Classe importante para a vida nacional

O presidente da Câmara, Reginaldo Campos (PSB), conceitua os advogados como uma classe importante para a vida nacional, regional e municipal. Esclarece Campos, que os advogados defendem a cidadania. “Portanto o Poder Legislativo reconhece e homenageia os advogados no seu dia”, acrescenta.

Reginaldo Campos fez questão de esclarecer que a sessão foi uma solicitação também da OAB subseção de Santarém e pelos vereadores advogados Ana Elvira Alho (PT) e Ronan Liberal Junior (PMDB), sendo ainda uma iniciativa da Mesa Diretora do Poder Legislativo municipal.

Fazendo uma análise conjuntural dos advogados, Reginaldo Campos garante que eles estão no mesmo nível dos grandes centros do Brasil. “Portanto, nós não temos nada a dever para outros advogados de qualquer lugar deste país, já que os nossos estão sempre contribuindo para a diminuição das mazelas sociais”, garante.

A palavra dos propositores da sessão especial

Para a vereadora advogada Ana Elvira Alho (PT), a classe dos advogados presta grande serviço na administração da justiça. Elvira destaca o forte trabalho que exerçe a OAB/Santarém, capitaneada pelo advogado Ubirajara Bentes (Presidente da Ordem) e enfatiza que todos os advogados filiados têm um grande apoio da instituição.

Elvira entende que o trabalho do advogado garante vida digna aos cidadãos, com respeito aos seus direitos, em consonância com os preceitos da Constituição Federal.

O vereador Ronan Liberal Junior (PMDB), avalia que a OAB, tem estado presente nas sessões do Poder Legislativo, debatendo e buscando soluções para os problemas sociais. Ele considera OAB e Câmara parceiros no desenvolvimento de um trabalho que busca a legalidade a serviço da sociedade.

Ronan contextualiza o preconiza a Constituição Brasileira, “o advogado é essencial a justiça”. Garantindo que com a presença e o trabalho do advogado junto à sociedade, esse profissional está tendo e continuará a ter a busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

A palavra do presidente da OAB

Para o presidente da OAB/ Santarém, Ubirajara Bentes, a homenagem da Câmara à classe, pela passagem do dia do advogado, que ocorreu no dia 11 de agosto, significa o reconhecimento desse profissional, que de acordo com ele, é essencial à justiça.

Ubirajara esclarece que o advogado que está sempre na vanguarda dos fatos, representa uma instituição não somente corporativa, mas institucional, que trabalha na defesa da constituição, da ordem e do estado democrático.

O presidente Ubirajara considera que a Ordem dos Advogados do Brasil/Santarém, é hoje uma instituição que se destaca, voltou a ganhar respeitabilidade e admiração da sociedade, da qual se aproximou.

Para Ubirajara, além de a ordem defender os interesses da sociedade, ela não deixa de mão a regulamentação e a fiscalização, enquanto instituição de profissionais que defendem o cumprimento do direito.

Bentes aproveitou para agradecer a iniciativa do Poder Legislativo, “em homenagear esta classe laboriosa da ordem dos advogados do Brasil”, reconhece.

Segundo Ubirajara Bentes, hoje o advogado em Santarém e Oeste do Pará, trabalha mais tranqüilo, porque ele sabe que há uma Ordem que pode defendê-lo, que pode intervir em seu favor “e as pessoas reconhecem na OAB, o seu papel constitucional porque o advogado da OAB/Santarém, tem praticamente todos os dias cursos, seminários, pós graduação e extensão, instrumentalizando-o, para que ele possa atuar melhor junto a sociedade.

Homenagens

A Ordem dos Advogados do Brasil/Santarém aproveitou o espaço da sessão especial, para homenagear alguns advogados, ao conceder diploma de honra ao mérito advocatício, pelos bons serviços prestados a classe e a sociedade e um dos agraciados foi Antenor Lavor Filho. Além disso, a mesma homenagem foi concedida a personalidades consideradas parcerias da OAB – Santarém.

Falando a ASCOM/Câmara, o homenageado disse ser grato a OAB pelo reconhecimento. Lembra que ao concluir o curso de direito em Belém, resolveu voltar a Santarém (sua terra natal) e aqui exercer a profissão.

Lembra que participou de diversas campanhas eleitorais na OAB/Santarém. Disse que vem exercendo a advocacia em toda a região, sempre com o uso da ética profissional, com 37 anos de formatura e 36 no exercício da profissão (inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil).

A composição da mesa

Fizeram parte da mesa dos trabalhos, o presidente da Câmara Reginaldo Campos (PSB); os vereadores advogados Ana Elvira Alho (PT) e Ronan Liberal Junior (PMDB); Ubirajara Bentes Filho, presidente da OAB/Santarém; Ítalo Melo – vice –presidente; Gracilene Amorim, secretária geral da Ordem em Santarém; o juiz de direito André Luiz Filo-Greão Fonseca- diretor do Fórum de Justiça e a conselheira  estadual da OAB/Pará, Dr. Ivanilda Pontes.

Tags: , ,