Alaércio Cardoso (PRP)

Sessão ordinária de 05 de dezembro de 2017.

“A Ferrogrão visa consolidar o novo corredor ferroviário de exportação do Brasil pelo Arco Norte, ela consta com uma extensão de 933 quilômetros e conecta a região produtora de grãos do centro- oeste ao estado do Pará.”

O vereador Alaércio Cardoso, usou a tribuna da Casa de Leis, nesta terça- feira, 05/12, para repercutir a visita do secretário de Estado Adnan Demachki no município de Santarém.

Adnan participaria de audiências públicas nos municípios de Novo Progresso e Itaituba, onde seria discutido a Ferrogrão. Após o cancelamento, o secretário fez uma visita de cortesia a convite do perrepista Alaércio, a fim de fazer um panorama sobre a ferrovia. “Fiz o convite ao secretário, pois a Ferrogrão é importantíssima para Santarém e região”, falou Cardoso.

O secretário informou que cinco ações condicionantes deverão ser votadas pelo governo do estado para então liberar a licença para a obra ter início. A primeira seria que a ferrovia viesse ter seu ponto final em Santarém e não em Itaituba como consta no projeto, a segunda é que a ferrovia seja usada também para o transporte de passageiros, a terceira é que a manutenção da BR 163 e a verticalização da produção estejam dentro deste pacote já que Santarém irá brigar por uma esmagadora de soja que irá beneficiar esses grãos, a quarta é que esses 13 mil trabalhadores sejam exclusivos da região para que não se caia no mesmo erro que foi a obra da hidrelétrica do Belo Monte e a quinta é para que parte dos 400 milhões de reais seja destinada não somente na parte ambiental mas também na social. “Independentemente de qual cidade será o final da ferrovia, a região do Tapajós é merecedora disso e eu como parlamentar juntamente com meus pares, vamos lutar para que seja Santarém, onde teremos benefícios para toda a região, vamos lutar também para sermos ouvidos, tanto pelo governo do estado, quanto pelo governo federal” falou Alaércio.

Outro ponto pautado pelo perrepista foi uma reunião no CIAM sobre a energia na região de várzea. “Temos que pressionar principalmente a Celpa para fazer essa obra o mais rápido possível, pois entendemos que ela é uma ação emergencial que trará para essa região outros investimentos” finalizou o parlamentar.

Projeto de Lei – Ainda na sessão desta terça-feira (05/12), foi aprovado pelos pares da Casa o projeto de autoria do vereador Alaércio Cardoso, que institui a obrigatoriedade do município de Santarém a adequar balcões e rampas de acesso destinado a pessoas que possuem deficiência física e precisam utilizar cadeiras de rodas.

Por Fernanda Rabelo – Assessora de Imprensa do vereador Alaércio Cardoso