Júnior Tapajós (PR)

O parlamentar usou a tribuna, durante a sessão desta terça-feira, 12/09, para relatar que na última segunda-feira (11/09) reuniu com a Associação dos Armadores Fluviais do Baixo Amazonas, no intuito de ajudar os comandantes de embarcações, que navegam nos rios da região, a cumprirem uma exigência da Capitania dos Portos em Santarém de que os trabalhadores aperfeiçoem a atividade por meio de curso de formação.

Tapajós ressaltou que é importante que estes cidadãos continuem realizando o trabalho, o qual para muitos o é de toda uma vida.

Tendo em vista que a maioria deles não tem o ensino escolar básico, o vereador citou que procurou a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) para colher informações de como os comandantes poderiam obter o certificado do ensino fundamental de forma mais célere, uma vez que é uma das exigências para ingresso no curso da Marinha, além de haver um prazo para tal adequação junto à capitania, que seria até junho de 2018.

Júnior explicou que da SEMED foi orientado a procurar o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), onde já tomou conhecimento dos devidos procedimentos para repassar aos embarcadiços, para que iniciem logo a formação.

Por Jefferson Santos – Jornalista da ASCOM/CÂMARA