Câmara Municipal realiza audiência pública para tratar da saúde dos enfermeiros no município de Santarém

0

Vamos buscar melhorias nas condições de trabalho dessa parte fundamental das equipes de saúde pública” disse o autor da audiência, vereador Alaércio Cardoso.

Na tarde desta terça-feira, 14/05, aconteceu na Casa de Leis uma Audiência Pública, onde foi tratada da “Saúde dos Trabalhadores de Enfermagem no município de Santarém”. Tal proposição teve como autor o vereador Alaércio Cardoso (PRP).

A mesa de debates teve a participação de vários órgãos ligados à saúde pública, tais como: Secretaria Municipal de Saúde; Cooperativa dos Enfermeiros do Oeste do Pará- COPENOPA; Conselho Regional de Enfermagem do Pará/ Delegacia de Santarém- COREN; 9º Centro Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública- SESPA; OAB; UEPA; IESPES; CEPROEN, CEPES; Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo; Hospital Regional do Baixo Amazonas; Hospital São Camilo e Unidade de Pronto Atendimento 24 horas.

A audiência teve como finalidade, discutir a saúde dos trabalhadores da área de enfermagem dentro do município, levando em consideração que essa é uma profissão que necessita de condições especiais para o cuidado entre enfermeiros e pacientes. Pontos relevantes foram levantados no debate, como: a jornada trabalhada; equipamentos e insumos necessários para um bom atendimento à população; a tratativa dos empregadores para com esses profissionais; o cuidado com a saúde dos mesmos e a valorização desses profissionais.

Entre os questionamentos um dos principais foi que a saúde do município anda doente e isso não é culpa do profissional, mas sim da falta de utensílios básicos para uma atuação segura e eficaz. “Não se faz saúde pública sem profissionais qualificados e isso o município não deixa a desejar, mas com a escassez dos equipamentos o profissional da área acaba adoecendo pois sofre ataques de todos os lados” disse o representante da SESPA.

Para a representante da COPENOPA, “ os profissionais da saúde pública precisam da valorização dos seus serviços, muitos precisam ter 3 ou 4 vínculos para sustentar suas famílias, temos altos índices de suicídio dentro dos profissionais e isso precisa ser trabalhado”.

Gyanny Dantas, representando a OAB disse que a ordem está para defender o interesse da classe da saúde onde os profissionais não têm condições de trabalho digno.

Alaércio Cardoso, autor da audiência inspirou seu pronunciamento em uma campanha mundial denominada “Brasil adere à campanha da ONU para valorizar enfermeiros”, onde busca fortalecer a educação e o desenvolvimento dos profissionais da área da saúde. Disse ainda que esse é um momento ímpar para todos que trabalham na saúde pública desde a básica até a mais complexa. “Estou muito satisfeito com o debate, temos que abrir os olhos e oferecer melhorias para a classe de profissionais, vamos trabalhar para a darmos maiores condições de trabalho para a classe, que é parte fundamental das equipes de saúde, valorizando os profissionais e defendendo todos esses trabalhadores que são o para-choque da saúde do município” finalizou Cardoso.

Encaminhamentos – em um prazo de 10 dias todas as propostas retiradas da audiência pública deverão ser entregues por escrito, para ser anexadas a um documento e encaminhadas as secretarias e órgãos competentes.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade