Na vila balneária de Alter do Chão, começou hoje o Festival do Çairé

Autoridades municipais, personalidades e muitos visitantes acompanharam nesta quinta-feira (19/09) a tradição que marca o início do maior Festival Folclórico do Oeste do Pará. Na vila balneária de Alter do Chão todos seguiram a procissão, que tinha à frente os personagens do Çairé, destaque para a Çaraipora que carrega o semicírculo que é o símbolo do Çairé e representa a Santíssima Trindade, da praia do Cajueiro carregaram os troncos que foram enfeitados e erguidos na praça.

Serão cinco dias de festa até a próxima segunda-feira quando os mastros serão derrubados. Durante todos os dias, a partir das 18h, serão realizados ritos religiosos com rezas e ladainhas antigas. Depois disso é a hora da parte profana da festa, com apresentações de shows culturais.

Os vereadores de Santarém, participaram da abertura da festa. “É uma das maiores manifestações culturais da região, estar aqui é relembrar, reviver e participar da história do nosso povo”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Emir Aguiar.