Sessão ordinária de 16 de Abril de 2018.

Ronan Liberal Jr. (MDB)

O vereador Ronan Liberal Jr. utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Santarém na tarde desta segunda-feira (16/04), inicialmente falando que neste dia 16 é considerado o Dia Mundial da Voz, data essa que serve para conscientizar e orientar os cidadãos quanto à saúde vocal.

O vereador falou que a imprensa santarena destacou a importância da data, em especial aos professores que utilizam a voz como instrumento de trabalho. O parlamentar lembrou que no ultimo dia 28/03 o Plenário da Câmara Municipal de Santarém aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 1823/2017, de sua autoria, que cria a Semana Municipal da Saúde Vocal voltado aos professores da rede municipal de ensino. O projeto visa dar uma assistência aos professores, que utilizam a voz como ferramenta de trabalho.

Ronan destacou que para a elaboração do projeto contou com apoio do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST) onde se viu que 70% dos professores são acometidos com algum tipo de problema na sua saúde vocal por conta da utilização inapropriada ou de forma errada da voz e que a conscientização e orientação são fundamentais para ter professores saudáveis e assim uma educação de qualidade.

(ASCOM Vereador Ronan Liberal Jr.)