Sessão ordinária de 02 de outubro de 2018.

Ronan Liberal Jr. (MDB)

Na tarde desta terça-feira (02/10), o vereador Ronan Liberal Jr. (MDB) usou seu tempo de liderança na tribuna da Câmara Municipal de Santarém para expressar os pêsames e lamentar a perda da mais antiga cartorária em atividade do Pará, Maria Amélia Albuquerque Sirotheau, que estava internada na UTI de um hospital particular, em Santarém, onde se recuperava de um cateterismo. Ela morreu nesta terça-feira (02/10), aos 84 anos.

Natural de Santarém, Maria Amélia nasceu em 3 de setembro de 1934. Estudou no Colégio Santa Clara e no internato do Colégio Santa Catarina, em Belém.

Exerceu o magistério na escola São Francisco de Assis e foi secretária do colégio Dom Amando, da congregação dos irmãos de Santa Cruz.

Em outubro de 1964, começou a trabalhar no cartório do 1º Ofício – registro de imóveis e tabelionato de notas – como registradora e tabeliã substituta.

Assumiu a responsabilidade do cartório em 2012, com o falecimento do esposo Sebastião Nogueira Sirotheau. O casal teve quatro filhos.

Em junho deste ano, ela foi agraciada com a medalha Desembargador Ermano Domingues Couto, em comemoração aos 185 anos da Comarca de Santarém.

Ainda em junho, foi homenageada com a Medalha Padre Felipe Bettendorf, a mais alta honraria concedida pelo poder público municipal em Santarém.

Maria Amélia é a mais antiga cartorária em atividade no Pará com mais de 52 anos de profissão. Ela deixa os filhos, nove netos e quatro bisnetos.

Ronan lembrou que “Dona Amelinha’’ foi uma grande amiga de sua família, era devota e ministra da eucaristia na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, cristã ardorosa e bastante atuante. O parlamentar fez questão de deixar registrado que “pessoas íntegras como Maria Amélia, honradas, trabalhadoras, que dignificaram e levaram o nome de Santarém como exemplo de responsabilidade no que faziam, tementes a Deus e comprometida com a sociedade, devem ser lembradas e vistas como exemplo para que as novas gerações possam ter como referência de conduta de vida”. Finalizando, o vereador desejou que Deus conforte o coração de todos seus familiares.

Por Edinairo Barbalho – Assessora de Imprensa do vereador Ronan Liberal Jr.