Sessão ordinária de 08 de Agosto de 2018.

Valdir Matias Jr. (PV)

Já são mais de cinco meses desde que o Instituto Panamericano de Gestão (IPG) assumiu a administração do Hospital Municipal de Santarém (HMS) e Unidade Pronto Atendimento 24 horas (UPA). De lá pra cá, a situação no atendimento de urgência e emergência do Pronto Socorro Municipal (PMS) piorou. Pelo menos essa é a constatação que se faz diante das inúmeras reclamações feitas diariamente pelos usuários do serviço de saúde pública do município. O contrato entre a Prefeitura e a Organização Social foi assinado no dia 1º de março deste ano e as mudanças implantadas pelo novo órgão gestor ainda não se concretizaram em melhorias para a população.

Esse assunto pautou o pronunciamento do vereador Valdir Matias Jr. (PV), durante a sessão desta quarta-feira (8), na Câmara de Santarém. O parlamentar cobrou as melhorias prometidas pela OS, sobretudo no atendimento aos usuários do PSM, desde a marcação da consulta médica ao procedimento cirúrgico. “Não queremos aqui, usar a saúde pra fazer desgaste político do governo do prefeito Nélio. O que queremos é que efetivamente o contrato de gestão, que foi feito com seus anexos, estabelecendo quantitativos e melhorias do atendimento, seja cumprindo. Há muitas reclamações. Antes da OS, o HM fazia cerca de 30 cirurgias por dia. E agora, estão sendo feita quantas? Reduziu a quantidade ou aumentou? Os índices de mortalidade estão ampliando ou diminuindo? Esses indicadores estão todos no anexo do contrato. Como agente fiscalizador, estamos cobrando uma análise desses anexos, do contrato, de todos os indicadores para uma avaliação mais detalhada da gestão da OS nos serviços do HMS e UPA em Santarém”, explicou o parlamentar.

A OS Panamericano tem sede em Goiânia (GO) e foi vencedora da licitação em janeiro de 2018. Ela recebe dos cofres públicos cerca de R$ 5 milhões por mês pela administração do Hospital Municipal de Santarém e Unidade de Pronto Atendimento 24 horas.

Por Marcos Santos – Assessor de Imprensa do vereador Valdir Matias Jr.