Elielton Lira consegue curso de atualização para mototaxistas de Santarém

O treinamento, suspenso durante a pandemia, vai permitir a atualização da classe às exigências da Secretaria Municipal de Trânsito, inclusive com a renovação obrigatória dos certificados.

O vereador Elielton Lira (Avante) atendeu solicitação da Associação dos Mototaxistas de Santarém e conseguiu um curso de atualização para a categoria, conforme exigência da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMTT) a todos os concessionários. De acordo com a entidade, o treinamento na iniciativa privada fica a um custo nem sempre acessível para a classe.

De acordo com o parlamentar, a participação do deputado estadual Hilton Aguiar (DEM) foi decisiva para o atendimento do pleito. O pedido por ofício, segundo ele, foi bem recebido pelo democrata, confirmando a preocupação com a qualidade do serviço prestado à comunidade e a manutenção da fonte de renda dos permissionários.

O presidente da Associação dos Mototaxistas, Fagno Silva, ressaltou que o curso vem em boa hora, já que muitos trabalhadores estão no limite da validade do certificado exigido pela SMT por ordem de legislação federal. “A categoria precisa estar com o curso atualizado, e nesses dois anos de pandemia não tivemos o curso, alguns já venceram e outros já estão vencendo”, relatou.

O curso tem o objetivo de atender ás especificações da estrutura curricular determinada pelo Detran. Além disso, os certificados do curso devem ser atualizados a cada cinco anos. “É gratificante, pois os valores do curso local em empresas privadas é muito alto. A categoria só tem a ganhar”, finalizou o líder dos mototaxistas.

Por Alana Bernini – Assessora de Imprensa do Vereador Elielton Lira