Câmara Municipal de Santarém realiza sessão especial pelos 80 anos do Colégio Dom Amando

Na tarde desta terça-feira (14), a Câmara Municipal de Santarém recebeu egressos, estudantes, colaboradores e autoridades para a sessão especial em homenagem aos 80 anos do Colégio Dom Amando. A sessão especial teve como autor o vereador Júnior Tapajós (PL) que fez a solicitação em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela instituição.

De acordo com o parlamentar, como representantes da população, os vereadores não poderiam deixar de reconhecer a grande contribuição do Colégio Dom Amando para a educação e a formação de cidadãos e grandes profissionais em Santarém. “Como é hábito da Casa de Leis, nós estamos reconhecendo uma instituição que muito contribuiu para o desenvolvimento da nossa cidade na formação de cidadãos”, declarou.

O Colégio Dom Amando contribuiu para a formação de cidadãos e cidadãs, para educação e cultura de Santarém. É uma das três obras educacionais dos irmãos de Santa Cruz, sendo as outras duas no sul do país.

Para este importante momento, o irmão Ronaldo Almeida representou a Congregação de Santa Cruz no Brasil, mantenedora do Colégio Dom Amando. “Nós seguimos os passos do padre Basílio Morreau, que tinha como lema nutrir mentes e corações, transformando vidas pela educação”, enfatizou.

Durante a sessão, egressos, alunos e colaboradores foram agraciados com a placa comemorativa à data. Ítalo Melo entrou no CDA em 1993, nas comemorações de 50 anos, e, agora como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Santarém, recebeu a homenagem nas comemorações de 80 anos. “O colégio Dom Amando faz parte da história de Santarém. Meu pai é egresso, minhas irmãs estudaram lá, e é motivo de alegria participar desta festa e lembrar que quem é digno de homenagens é o colégio”, declarou.

Ana Beatriz representou os atuais alunos do CDA. A jovem do terceiro ano do ensino médio tem aulas em tempo integral. “O Dom Amando não é só uma escola, é uma família que nos acolhe”, disse a estudante que se despede este ano da instituição.

Maria Aparecida é a funcionária em atividade mais antiga da escola. Ao completar 30 anos trabalhando na instituição, se organizou para se aposentar, mas o coração e a vocação falaram mais alto e ela decidiu ficar. O amor pelo colégio é tão grande que colocou o nome da filha de Amanda, em homenagem à escola. “A minha vida é essa escola. Dediquei 36 anos de trabalho, de energia, meu sentimento pelo Dom Amando é imensurável “, enfatizou.

O diretor geral do colégio Dom Amando Fernando Frozza agradeceu o empenho de todos para o momento de festa. “É maravilhoso poder estar aqui com alunos, colaboradores, ex-alunos e perceber que ajudamos na formação de muitos profissionais “.

“É uma instituição que educa, que cuida da fé e estimula jovens a desenvolverem a nossa cidade”, concluiu o vereador Silvio Neto (União Brasil) presidente da Câmara Municipal de Santarém.

Para abrilhantar a sessão, apresentações de música da tradicional Banda do Colégio Dom Amando e danças de estudantes.

Homenageados – Além do próprio Colégio Dom Amando, condecorado pela Câmara Municipal de Santarém, foram homenageadas 16 personalidades indicadas pela própria instituição de ensino:

Álvaro Wilson Linhares Franco

Ana Anilza Melo Marques