Câmara Municipal de Santarém realiza sessão especial pelos 80 anos do Colégio Dom Amando

0

Na tarde desta terça-feira (14), a Câmara Municipal de Santarém recebeu egressos, estudantes, colaboradores e autoridades para a sessão especial em homenagem aos 80 anos do Colégio Dom Amando. A sessão especial teve como autor o vereador Júnior Tapajós (PL) que fez a solicitação em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela instituição.

De acordo com o parlamentar, como representantes da população, os vereadores não poderiam deixar de reconhecer a grande contribuição do Colégio Dom Amando para a educação e a formação de cidadãos e grandes profissionais em Santarém. “Como é hábito da Casa de Leis, nós estamos reconhecendo uma instituição que muito contribuiu para o desenvolvimento da nossa cidade na formação de cidadãos”, declarou.

O Colégio Dom Amando contribuiu para a formação de cidadãos e cidadãs, para educação e cultura de Santarém. É uma das três obras educacionais dos irmãos de Santa Cruz, sendo as outras duas no sul do país.

Para este importante momento, o irmão Ronaldo Almeida representou a Congregação de Santa Cruz no Brasil, mantenedora do Colégio Dom Amando. “Nós seguimos os passos do padre Basílio Morreau, que tinha como lema nutrir mentes e corações, transformando vidas pela educação”, enfatizou.

Durante a sessão, egressos, alunos e colaboradores foram agraciados com a placa comemorativa à data. Ítalo Melo entrou no CDA em 1993, nas comemorações de 50 anos, e, agora como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Santarém, recebeu a homenagem nas comemorações de 80 anos. “O colégio Dom Amando faz parte da história de Santarém. Meu pai é egresso, minhas irmãs estudaram lá, e é motivo de alegria participar desta festa e lembrar que quem é digno de homenagens é o colégio”, declarou.

Ana Beatriz representou os atuais alunos do CDA. A jovem do terceiro ano do ensino médio tem aulas em tempo integral. “O Dom Amando não é só uma escola, é uma família que nos acolhe”, disse a estudante que se despede este ano da instituição.

Maria Aparecida é a funcionária em atividade mais antiga da escola. Ao completar 30 anos trabalhando na instituição, se organizou para se aposentar, mas o coração e a vocação falaram mais alto e ela decidiu ficar. O amor pelo colégio é tão grande que colocou o nome da filha de Amanda, em homenagem à escola. “A minha vida é essa escola. Dediquei 36 anos de trabalho, de energia, meu sentimento pelo Dom Amando é imensurável “, enfatizou.

O diretor geral do colégio Dom Amando Fernando Frozza agradeceu o empenho de todos para o momento de festa. “É maravilhoso poder estar aqui com alunos, colaboradores, ex-alunos e perceber que ajudamos na formação de muitos profissionais “.

“É uma instituição que educa, que cuida da fé e estimula jovens a desenvolverem a nossa cidade”, concluiu o vereador Silvio Neto (União Brasil) presidente da Câmara Municipal de Santarém.

Para abrilhantar a sessão, apresentações de música da tradicional Banda do Colégio Dom Amando e danças de estudantes.

Homenageados – Além do próprio Colégio Dom Amando, condecorado pela Câmara Municipal de Santarém, foram homenageadas 16 personalidades indicadas pela própria instituição de ensino:

Álvaro Wilson Linhares Franco

Ana Anilza Melo Marques

Ana Beatriz Costa Santos

Domingos Teixeira Pinto

Érik Leonardo Jennings Simões

Francisco Nélio Aguiar da Silva

Gilberto Pastana de Oliveira

Hugo Alex Carneiro Diniz

Ítalo Melo de Farias

Lilian Regina Furtado Braga

Luiz Bianor Lima

Maria Aparecida de Sousa Lima

Maria Nice Rocha Santos

Risoneide Rocha Von

Rosinete Campos Sousa

Terezinha Figueira Alcântara

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade