Vereadora Ivanira Figueira homenageia povos indígenas em discurso na Câmara Municipal de Santarém

0

Durante a sessão desta semana na Câmara Municipal de Santarém, a vereadora Ivanira Figueira (PDS) utilizou a tribuna para prestar uma homenagem aos povos indígenas, em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado no próximo dia 19 de abril. Em um discurso emocionado, a parlamentar destacou a importância histórica, cultural e ambiental dos povos originários, reforçando a necessidade de reconhecimento e respeito aos seus direitos.

“Quero aqui antecipar meus cumprimentos a todos os povos indígenas pelo seu dia, que é lembrado no dia 19 de abril, data essa que nos lembra a importância dos povos para nossa história, aqueles que aqui estavam muito antes da destruição de nossas matas, da poluição de nossos rios e ares”, declarou a vereadora.

Ivanira ressaltou o papel essencial das comunidades indígenas na preservação ambiental, classificando-os como a “linha de frente” na luta pela proteção da natureza. A vereadora também chamou atenção para os desafios que essas populações enfrentam diariamente, como a falta de acesso à saúde, educação e serviços básicos, além da persistência do preconceito e da discriminação.

“Muitos povos indígenas enfrentam uma realidade de extrema pobreza, falta de acesso à saúde básica, educação e uma presença constante de preconceito e discriminação. Em muitos casos, as comunidades indígenas ainda vivem em situações precárias, enfrentando a escassez de recursos e a dificuldade de acesso a serviços essenciais”, lamentou.

A parlamentar destacou que o Dia dos Povos Indígenas deve ser visto não apenas como uma celebração, mas também como um chamado à reflexão e à continuidade da luta por justiça e igualdade.

“Garantir o direito à terra, à educação, à saúde e à preservação de suas culturas é um passo fundamental para que os povos indígenas possam viver com dignidade e respeito. Eles são, sem dúvida, os verdadeiros donos da terra, e devemos trabalhar para que seus direitos sejam reconhecidos e respeitados, garantindo um futuro mais justo e igualitário para todos”, Concluiu                         

Por Lana Mota – Assessora de Imprensa da vereadora Ivanira Figueira

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade