Análise crítica do parlamentar evidencia desequilíbrios regionais e falhas na administração do HRBA
Durante seu pronunciamento na tribuna da Casa de Leis, nesta terça-feira (02), o vereador Alaércio Cardoso (PSD) chamou atenção para os desafios enfrentados pela saúde pública no Estado do Pará, destacando problemas de gestão no serviço oferecido pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e a desigualdade nos investimentos destinados às regiões do interior.
O parlamentar ressaltou que há uma concentração de recursos na região metropolitana, onde se encontram os principais Hospitais Regionais e Prontos-Socorros. Enquanto isso, municípios do interior enfrentam dificuldades cada vez maiores. “É impressionante que só piora”, afirmou Alaércio ao se referir à realidade do Oeste paraense.
O vereador destacou que, no HRBA referência em média e alta complexidade para Santarém e cidades vizinhas, a recente troca de Organização Social (OS) responsável pela administração expôs fragilidades na gestão, apesar da dedicação e da competência dos profissionais de saúde. “A atual OS não consegue fazer uma gestão que tenha resultados, e isso é preocupante. A ampliação de leitos foi anunciada pelo Governador, mas fica a dúvida se vai chegar a um resultado efetivo”, avaliou.
Alaércio Cardoso reforçou ainda o papel fundamental da população como agente de controle social, incentivando denúncias e relatos através dos canais apropriados, a fim de garantir transparência e melhorias no atendimento.
Em sua fala, o vereador também compartilhou a experiência vivida na COP 30, na chamada Blue Zone. Segundo ele, ao receber um carimbo no passaporte, o visitante tinha acesso garantido aos serviços de qualquer hospital de Belém. “Quem dera que fosse assim em Santarém, e no Brasil todo. Fica a reflexão”, finalizou.
Por João Lima – Assessor de Imprensa do vereador Alaércio Cardoso