Vereador Erasmo Maia anuncia chamadas públicas para compra de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar no município

0

O vereador Erasmo Maia usou a tribuna, na tarde desta terça-feira (7), para informar que o município de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e do Núcleo de Alimentação Escolar, lançou no início deste ano duas chamadas públicas com o objetivo de fortalecer a política de segurança alimentar e nutricional, com a oferta de produtos naturais e minimamente processados na alimentação escolar.

De acordo com o demonstrativo das chamadas públicas, a iniciativa busca fortalecer o sistema alimentar local em comunidades tradicionais e territórios indígenas, incentivando a produção da agricultura familiar, promovendo hábitos alimentares saudáveis, valorizando a cultura regional e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, além de estimular práticas sustentáveis.

O parlamentar destacou que a política foi fortalecida por meio de uma chamada pública diferenciada. “Gostaria de fazer esse registro: foi a primeira chamada para as comunidades e povos tradicionais da região do Arapiuns, do Tapajós e o povo Munduruku do Planalto, onde 225 produtores estarão entregando produtos naturais como derivados da mandioca, galinha caipira, ovos, frutas, legumes, milho verde e macaxeira diretamente nas escolas de seus territórios”, afirmou.

Erasmo Maia também ressaltou que, entre os fornecedores, há 19 mulheres agricultoras. Ao todo, os projetos devem injetar R$ 685.936,00 na economia local. Já a segunda chamada amplia o alcance e inclui, pela primeira vez, agricultores do PAE Lago Grande, além de comunidades de várzea e quilombolas. São 395 produtores envolvidos, com destaque para 27 mulheres agricultoras e jovens produtores, movimentando R$ 8.677.865,76 na economia do município.

O prefeito Zé Maria Tapajós reafirmou o papel estratégico da agricultura familiar dentro da política de segurança alimentar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A iniciativa garante alimentos saudáveis aos alunos da rede pública, adquiridos diretamente de produtores locais, promovendo o desenvolvimento sustentável e fortalecendo a economia regional.
“Vale ressaltar que, no ano passado, o município já investiu 43% do montante do programa na agricultura familiar. Esse trabalho garante renda aos produtores, fortalece as comunidades e assegura alimentos de qualidade para os estudantes”, enfatizou.

Por Sara Evelyn – Assessora de Comunicação do vereador Erasmo Maia

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade