Comissão de Terras da Câmara está zerada’, diz Júnior Tapajós; vereador falou ainda do gargalo na Saúde do município

0

O vereador do Partido Liberal foi à tribuna, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (14/08), em duas oportunidades. Na primeira, no tempo de liderança, Tapajós esclareceu acerca dos processos da 5ª Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Obras Públicas e Patrimônio, da qual é presidente. “A comissão até o momento recebeu 123 projetos de alienação de terras, sendo que 46 chegaram há uma semana; 12 foram devolvidos à 2ª Comissão com erros, 37 aguardam parecer dos membros da 5ª comissão, sendo 36 da última quarta-feira [07/08] ”, detalha.

Mais específico, o parlamentar afirmou que já foram aprovados 15 projetos de alienação neste ano, dois já estão no Departamento Legislativo para serem levados a plenário e 57 aguardam parecer da 2ª Comissão de Constituição e Justiça. Portanto, prosseguiu, a 5ª comissão, hoje, está zerada de projetos aguardando vistoria. “Reafirmo mais uma vez o compromisso com a sociedade que a 5ª Comissão tem total interesse em fazer a alienação de terras para fazer a arrecadação para o Município e para resolver definitivamente a situação das pessoas que aguardam o título de suas terras”.

Finalizou o tema pedindo à Mesa diretora, aos pares e ao Poder Executivo, que, em qualquer dúvida, repassem a ele.

O vereador concluiu o seu primeiro pronunciamento falando da “felicidade de ontem [terça-feira (13/08) ] ter inaugurado mais uma obra pública, o Ginásio Poliesportivo Frei Marcos”, na comunidade Parauá, região Tapajós Arapiuns. “Uma festa muito linda e muito aguardada pela população”, enalteceu o liberal, que citou ainda a ordem de serviço de R$ 218 mil para a construção da ponte que liga o Parauá ao Mangal com 110 metros de extensão e quatro de largura.

O vereador retornou à tribuna, no tempo de bancada, para também fazer registro da visita do governador Helder Barbalho ao município, na tarde de terça-feira. Tapajós destacou a conclusão das obras visitadas pelo Chefe do Executivo Estadual, principalmente, o Terminal Hidroviário, que “vai ser o maior porto hidroviário do Brasil”.

Como fez algumas intervenções em palavra pela ordem, durante a sessão, o parlamentar tratou do assunto saúde. Fazendo uma comparação com a PEC da Reforma da Previdência, que já foi aprovada pela Câmara Federal em dois turnos, Júnior disse que também é necessária uma mudança no Sistema Único de Saúde. Para ele, não tem cidade neste país que seja um exemplo para a saúde, porque o custo é muito alto e não tem verba suficiente.

De acordo com o vereador, o município teve que investir 20 milhões, em 2018, a mais que é seu dever constitucional. “Saúde é e sempre será prioridade”, enfatizou o vereador, sugerindo como solução para a superlotação do Hospital Municipal de Santarém, a inauguração do Hospital Regional de Itaituba e a habilitação de unidades hospitalares da região da Calha-Norte.

“Enquanto isso, nós, vereadores, temos que trazer os problemas para esta Casa. Continuar cobrando o cumprimento dos serviços do Hospital Municipal, da UPA…”, finaliza.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade