A informação é a melhor vacina”, diz vereador sobre o COVID-19

O vereador Dayan Serique abriu os trabalhos desta segunda-feira (16) apresentando pedido de informações à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), sobre a existência/ instalação de um Comitê de Enfrentamento ao COVID-19, quais medidas estão sendo tomadas e quais os profissionais da pasta estão autorizados a prestar os devidos esclarecimentos à sociedade para que pandemia não afete a saúde dos santarenos.
Em tempos de fake news, a melhor vacina que a população poder ter é a informação. Para o parlamentar, o ideal a ser feito nesse momento é munir o cidadão com dados científicos, informações oficiais e corretas. Orientá-los a seguir as devidas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, para que o vírus não se alastre.
Dayan usou o tempo na tribuna para reforçar a criação de um Comitê de Enfrentamento ao COVID-19: “A Semsa deveria criar logo um plano de trabalho para conter o avanço do vírus na cidade, montar uma equipe de profissionais que estejam aptos, devidamente nomeados através de atos administrativos por parte do poder Executivo e autorizados a fornecer informações atualizadas à sociedade civil, imprensa e o povo em geral”, disse.
O vereador acredita que tais medidas seriam ideais para conter o proliferação de notícias e informações erradas a respeito do vírus, além de tranquilizar a população. “A pasta tem que designar um servidor para ser o porta-voz oficial do coronavírus. A secretária tem que ter uma junta de profissionais preparados para prestar os devidos esclarecimentos e apresentar também as medidas para evitar o contágio”, observa Dayan.

O grupo de risco da COVID-19: idosos, pessoas com doenças crônicas, pacientes com problemas respiratórios, hipertensos e cardíacos requer uma atenção especial por parte da prefeitura e toda a informação deve ser repassada de forma clara, objetiva e sem deixar dúvidas. “Sem estardalhaço para não deixar ninguém em pânico”, pondera Serique.
Sobre a pandemia – O COVID-19 surgiu na China, na cidade de Wuhan, em dezembro de 2019 e fez sua primeira vítima fatal em janeiro deste ano. O site do Ministério divulgou um balanço dos casos confirmados de novo coronavírus no Brasil: são 234 casos confirmados até o momento, 2.064 suspeitos, 1.624 casos descartado. Ao todo, 15 estados e o Distrito Federal têm casos confirmados.

Texto produzido, editado e revisado pela Assessoria do vereador Dayan Serique