Acompanhamento do combate à pandemia em Santarém marcou atuação da Comissão de Saúde no primeiro semestre de 2021

0

Os vereadores estiveram fiscalizando todas as ações voltadas para combater a Covid-19, desde as medidas restritivas de prevenção até a imunização dos santarenos.

 

Desde o início de 2021, a Comissão de Saúde e Saneamento Básico da Câmara Municipal de Santarém tem concentrado esforços para auxiliar o município no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Os vereadores Enfermeira Alba Leal (MDB), que é a presidente do colegiado; Enfermeiro Murilo Tolentino (PSC); Dr. Carlos Martins (PT) e Gerlande Castro (PSB) monitoraram os trabalhos desde as medidas restritivas de prevenção até o tratamento dos pacientes e a imunização da população em geral.

Uma das primeiras iniciativas articuladas pelo colegiado abrangeu o levantamento de informações sobre a distribuição de vacinas contra a Covid-19. Foram realizadas inspeções no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, no Hospital Regional do Baixo Amazonas, no Hospital de Campanha e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas para ouvir as demandas, cobrar ampliação do número de leitos  e verificar condições de trabalho dos profissionais da saúde.

A comissão solicitou em caráter de urgência a reabertura e permanência do Hospital de Campanha de Santarém. Requereu da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF/Semsa) Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para os trabalhadores da saúde, medicamentos e insumos. Solicitou ainda a contratação de equipe multiprofissional para atuar na linha de frente. Outro destaque foi a implantação da Agência Transfusional no Hospital Municipal, inaugurada no dia 22 de junho.

Na avaliação da presidente da comissão, vereadora Enfermeira Alba Leal, todas as ações realizadas pelo colegiado foram de grande importância para conter o avanço da doença no município. “Agradecemos a confiança da população, dos profissionais da saúde, e vamos juntos intensificar as vistorias e continuar trabalhando pela nossa cidade. Vale lembrar que a pandemia não acabou e precisamos reforçar diariamente os cuidados”, conclui.

 

Por Gleicy Lira – Assessora de Imprensa da vereadora Alba Leal

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade