Adriana Almeida avalia sessão especial de conscientização ao Outubro Rosa

0

A Câmara Municipal de Santarém foi tomada por uma onda rosa na tarde desta terça-feira (05) com uma sessão especial de conscientização ao Outubro Rosa, conhecido como mês de prevenção ao câncer de mama, proposta pela vereadora Adriana Almeida (PV). Na ocasião, foram homenageadas dezenas de mulheres que lutam contra o câncer, além de profissionais, empresas e órgãos da cidade que se dedicam a esta causa.

Durante seu discurso, Adriana agradeceu aos médicos e profissionais pelo empenho e ajuda que eles oferecem às mulheres que enfrentam a doença. “Ouvi relatos lindos de como esses médicos são anjos na vida dessas mulheres. São pessoas que com sua eficiência, empatia e cuidado aliviam a dor do outro”, afirmou a parlamentar.

A vereadora também destacou a garra que essas mulheres têm ao enfrentar o câncer de mama. “Foi emocionante ouvir o depoimento de tantas mulheres fortes, são histórias lindas que ouvimos aqui, e cada uma delas tem muito a nos ensinar. Senti amor em cada palavra. Só posso desejar que a cura venha o mais rápido e que vocês sejam muito felizes”, disse Adriana.

Homenagens – Durante a sessão algumas entidades receberam certificado pelos relevantes serviços prestados à sociedade. Receberam a homenagem: Sanclin Imagem e Diagnóstico, representado pelo médico Bruno Moura; Clínica Oncológica, representada pela médica Kalysta Borges; Clínica da mulher, representada pelo médico Rui Alho; Unidade de Diagnóstico por Imagem; Casa da Mulher, representada pela coordenadora Dinauria Farias; Hospital Regional do Baixo Amazonas, representado pelo diretor Heberth Moresch; Unidade de Saúde da família – Jardim Santarém, representando todas as UBS’s, na pessoa da enfermeira Rosa Alvarenga; Sicred, representado por Ana Paula de Marco; Casa Rosa e Associação amigos do peito, representadas por Adelane Siqueira; Projeto Mulheres Vitoriosas, representada por Benilza Miranda, Adriana Freire e Ralieny Pereira; e Amigos dos Anjos de Deus, representado por Aldenora Andrade.

Campanha Outubro Rosa – O mês de outubro é dedicado a uma série de atividades para chamar a atenção para a relevância da prevenção ao câncer de mama.  Ações como essa de hoje têm o intuito de disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.

Além de chamar a atenção das mulheres para a necessidade de frequentar o médico e de fazer os exames, essa campanha também estimula que as mulheres se toquem e sempre façam o autoexame das mamas.

O Outubro Rosa começou na década de 90, nos Estados Unidos, com apenas alguns estados americanos fazendo campanhas isoladas sobre o tema. Só depois que a campanha foi aprovada pelo Congresso Americano que o mês de outubro foi reconhecido nacionalmente como o mês da prevenção contra o câncer de mama. Foi depois disso, inclusive, que os laços cor de rosa, símbolo do Outubro Rosa, começaram a aparecer.

A primeira ação do Outubro Rosa realizada no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram-se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.

Por Cristiane Campos – Assessora de Imprensa da vereadora Adriana Almeida

 

 

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade