Durante a sessão desta segunda-feira (02), a Vereadora Enfermeira Alba Leal (MDB) usou a tribuna para relatar a situação alarmante constatada durante sua visita ao Hospital Municipal de Santarém (HMS) na última sexta-feira (29). A parlamentar destacou os desafios enfrentados pela unidade, especialmente em relação à transferência de pacientes para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e ao abastecimento de medicamentos.
A vereadora pontuou que a superlotação no HMS está ligada à demora nas transferências para o HRBA. “A diretora do Hospital Municipal nos repassou que em determinados momentos mais de 50 pacientes aguardam transferência. Isso impede a rotatividade dos leitos, gerando uma sobrecarga na unidade e comprometendo o atendimento adequado”, explicou Alba Leal.
Ela também destacou o problema enfrentado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Segundo a parlamentar, pacientes com quadros que não correspondem ao perfil de atendimento da unidade acabam permanecendo internados. “Recebemos a informação do caso de um paciente que está há 16 dias na UPA, recebendo apenas analgésicos, enquanto aguarda transferência para dar continuidade ao tratamento. Essa situação precisa ser resolvida com urgência”, alertou.
A vereadora informou ainda que esteve em contato com o diretor do HRBA, Matheus Coutinho, que apresentou dados sobre as transferências recentes. Entre os dias 23 e 28 de novembro, 31 pacientes foram transferidos do HMS, além de um paciente da UPA e outros de municípios vizinhos. “O HRBA já enfrenta uma grande fila, especialmente na oncologia. Precisamos promover um diálogo com a direção do Regional e a Sespa para buscar soluções imediatas para essa problemática que afeta toda a população”, ressaltou.
Outro ponto de preocupação levantado foi o abastecimento de medicamentos e insumos no HMS. “A gestão precisa garantir o abastecimento adequado de medicamentos, soro e materiais essenciais, especialmente neste período de fim de ano, quando o volume de atendimentos aumenta devido às festividades em Alter do Chão, na zona urbana e no interior. O hospital precisa estar preparado para atender à demanda”, concluiu Alba Leal.
Por Marina Bandeira – Assessora de Imprensa da vereadora Enfª Alba Leal