A vereadora Enfª Alba Leal (MDB) iniciou sua fala na tribuna da Câmara de Santarém destacando a satisfação de retornar ao trabalho com muito empenho e de ver, pela primeira vez, a casa parlamentar contar com três mulheres representando a força feminina. “É uma grande alegria saber que temos mais mulheres ocupando espaços de poder. Estamos todas à disposição para trabalhar em prol da população”, afirmou.
A parlamentar também enfatizou que, durante o período de recesso, o trabalho não parou. “Durante esse tempo, estive em reuniões no MPPA tratando de questões essenciais para nossa cidade.
Também realizei visitas ao HMS para monitorar a transferência de pacientes para unidades hospitalares mais especializadas”, relatou. Além disso, representou o Presidente da Câmara Jander Ilson Pereira em diversos eventos e, em parceria com a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria de Assistência Social realizou uma grande ação de cadastro único no Curuai, com 509 atendimentos realizados.
Alba Leal aproveitou para destacar a visita à obra do CRAS no Distrito de Curuai e ressaltou a continuidade de seu trabalho junto à população, buscando sempre cobrar políticas públicas essenciais. “A nossa função é estar perto do povo, cobrar o que é de direito e lutar por melhorias”, disse.
A vereadora também falou sobre sua recente nomeação como Procuradora da Mulher da Câmara de Santarém, função que desempenha com grande compromisso. “Assumi a procuradoria que tem como objetivo combater a violência e a discriminação contra as mulheres, fiscalizar programas voltados à igualdade de gênero e promover debates sobre a participação feminina na política. A procuradoria está à disposição com as colaboradoras Natacha e Andreia para atender e acolher as mulheres que precisarem de apoio”, explicou.
Além disso, Alba Leal protocolou importantes requerimentos para melhorar a vida dos santarenos. Na área da educação, solicitou a reforma e ampliação da Escola São Pedro na comunidade Uruari e a construção de quadras cobertas com vestiários nas escolas Alacid Nunes e Professora Raimunda Nogueira.
Na saúde, propôs a criação de uma casa para gestantes, bebês e puérperas, além da implantação da sala lilás no Hospital Municipal de Santarém, especializada no atendimento a vítimas de violência. “Essas são ações fundamentais para garantir assistência integral às nossas mulheres”, afirmou.
A criação do cargo de técnico em farmácia também foi uma das propostas, com o objetivo de fortalecer o sistema de saúde nas farmácias hospitalares.
A vereadora também solicitou a realização anual do carnaval no Distrito de Curuai, a implantação do Centro de Convivência do Idoso e a chegada da Prefeitura nos bairros e comunidades para celebrar os 125 anos do Distrito de Curuai. “Estamos fortalecendo cada vez mais a nossa cidade com apoio dos vereadores e o trabalho do prefeito José Maria Tapajós”, concluiu.
Por Marina Bandeira – Assessora de Imprensa da vereadora Alba Leal