Alba Leal destaca atuação em Brasília no Fórum Nacional de Debates sobre Emancipações de Distritos

Durante o uso da tribuna da Câmara Municipal de Santarém, na tarde desta segunda-feira (22), a vereadora Enfermeira Alba Leal (MDB) compartilhou importantes informações sobre sua recente viagem a Brasília, ocorrida em 16 de abril. Acompanhando a Comissão Pró Emancipação do Lago Grande, ela participou do Fórum Nacional de Debates sobre Emancipações de Distritos no Brasil.

“Foi um momento muito importante onde a deputada (federal) Flávia Morais (PDT-GO) e demais membros da comissão da frente parlamentar, após o evento, tiveram uma reunião com o ministro Alexandre de Moraes. Ele se colocou favorável à criação de novos municípios, e a deputada estará encaminhando um documento de consulta popular sobre a criação de novos municípios”, afirmou a vereadora.

Alba Leal expressou sua satisfação com a atuação da deputada e anunciou que o documento será encaminhado às câmaras municipais para os devidos trâmites e, posteriormente, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a fim de solicitar a realização da consulta popular no dia 06 de outubro, coincidindo com as eleições, para conhecer a opinião de cada cidadão sobre a criação do novo município.

A parlamentar solicitou apoio de todos os envolvidos para encaminhar o documento ao TSE visando à realização da consulta pública.

Em outro assunto, Alba Leal destacou a inauguração do supermercado Economize, do empresário Pena Forte, no distrito de Curuai, ressaltando a importância de novos empreendimentos para a geração de empregos, impulsionando a economia local e proporcionando mais oportunidades para os moradores.

Requerimentos – Ainda na primeira sessão da semana, Alba Leal apresentou requerimentos à Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb) para a instalação de luminárias de LED em postes no trecho compreendido entre a rodovia Interpraias e a escola municipal Nossa Senhora de Nazaré; assim como o percurso entre as comunidades Pajuçara e Santa Maria, ambos na região Eixo Forte.

Já para a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), a abertura, manutenção e empiçarramento dos ramal de às comunidades Pajuçara e Santa Maria (Eixo Forte) Volta Grande (Santarém/Curuá-Una).

Todos os requerimentos foram votados e aprovados pelos parlamentares, e serão encaminhados às secretarias responsáveis para as devidas providências.