Alba Leal faz balanço positivo da Comissão de Saúde da Câmara de Santarém em 2021

0

A presidente da Comissão de Saúde e Saneamento Básico da Câmara de Santarém vereadora Alba Leal (MDB) apresentou balanço positivo dos trabalhos desenvolvidos no primeiro ano da 19ª. Legislatura. Entre as principais ações de 2021, o colegiado auxiliou o município no enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus, inclusive levantando informações sobre a distribuição de vacinas contra a Covid-19.

Alba Leal também destacou as visitas a 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da área Urbana, 14 da região de Rios e 10 do Planalto. Segundo ela, foram averiguados: funcionamento dos estabelecimentos; situação dos instrumentos de trabalho e dos aparelhos utilizados; bem como escalas e as condições de trabalho dos profissionais que atuam nestas unidades.

Também aconteceram inspeções na Central de Coordenação de Estratégias de Combate à Pandemia em Santarém, no Laboratório de Biologia Molecular do Baixo Amazonas (Labimol) da Ufopa, na Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, no Hospital Regional do Baixo Amazonas, no Hospital de Campanha e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas para ouvir as demandas, cobrar ampliação do número de leitos e verificar condições de trabalho dos profissionais da saúde.

A comissão realizou ainda diligências para verificar as condições da primeira fase da obra do setor de Obstetrícia do HMS, que foi entregue no dia 22 de novembro deste ano; solicitou a implantação da Agência Transfusional.; pediu, em caráter de urgência, a reabertura e permanência do Hospital de Campanha de Santarém, desativado em setembro; requereu da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF/Semsa) Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para os trabalhadores da saúde, medicamentos e insumos. Solicitou ainda a contratação de equipe multiprofissional de atuação na linha de frente no combate à pandemia da Covid-19.

Vereadora Alba Leal.

A parlamentar também promoveu reunião para tratar sobre a qualidade da saúde materno-infantil. O encontro reuniu médicos, especialistas, vereadores e instituições da área da saúde para discutirem as deficiências do sistema de assistência e formas para melhorar a qualidade de vida das grávidas e dos recém nascidos. Alba Leal destaca que dessa audiência surgiram encaminhamentos, que foram protocolados no Ministério Público Estadual, com o objetivo de melhorar a assistência aos pacientes.

O encerramento dos trabalhos da Comissão este ano foi marcado pela realização de uma campanha de doação de sangue em alusão ao Novembro Azul, ultrapassando a meta de 300 bolsas. Foram coletadas 425 bolsas de sangue.

A presidente agradeceu aos membros da Comissão e aos servidores da Casa Legislativa pelo apoio ao longo de todo o ano. “2021 foi um ano muito produtivo. Vamos continuar intensificando os trabalhos, atentos às denúncias e acompanhando de perto as ações do governo municipal, na perspectiva de provocar soluções imediatas. Em 2022 continuarei a disposição para trabalhar com afinco na melhora da nossa assistência com muita responsabilidade”, garantiu a parlamentar.

Por Gleicy Lira – Assessora de Imprensa da Vereadora Alba Leal

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade