Alba Leal pede agilidade na transferência de pacientes para o HRBA

Na sessão desta segunda-feira (20), na Câmara Municipal de Santarém, a vereadora enfermeira Alba Leal (MDB) apontou a necessidade de melhorias no atendimento a pacientes da rede pública de saúde, bem como apontou alternativas que podem ser adotadas.

De acordo com a parlamentar, 28 pacientes estão em unidades de saúde de Santarém e aguardam transferência para o Hospital Regional do Baixo Amazonas. Os pacientes estão na UPA e outras unidades, aguardando a transferência desde que o o Hospital Municipal foi atingido por um incêndio em setembro passado. “Peço encarecidamente que o diretor do HRBA entre em contato com o setor de regulação. Esses pacientes precisam ser transferidos, essas patologias não podem ser atendidas em espaços como a UPA”, ressaltou a vereadora.

Alba Leal também informou que recebeu a confirmação de que o tomógrafo do Hospital Municipal já está funcionando. Por isso, pediu ao Ministério Público do Estado que libere a entrada deste setor do Hospital que está interditado por conta do incêndio.

A vereadora encerrou o pronunciamento convidando as pessoas para participarem da campanha de doação de sangue desenvolvida pela Câmara Municipal de Santarém em parceria com o Hemocentro Regional. No dia 25 de novembro é celebrado o Dia do Doador, e a casa legislativa se juntou ao Hemopa para a campanha Novembro Roxo, alusiva à lei de combate à prematuridade. No primeiro dia da campanha, sexta-feira, foram captadas 60 bolsas de sangue.