Alba Leal protocola PL que cria a “farmácia viva” em Santarém e o Programa Municipal de plantas medicinais e fitoterápicos

A vereadora Enfª Alba Leal (MDB) protocolou, nesta segunda-feira (04), Projeto de Lei que institui o Programa Municipal de plantas medicinais e fitoterápicos, cria a “farmácia viva” no município de Santarém. A matéria tem o objetivo garantir a distribuição de medicamentos fitoterápicos industrializados e produtos tradicionais fitoterápicos, incorporando as ações já existentes como grupos educativos, palestras, rodas de conversa e utilizando parcerias com outras instituições, de forma a ampliar o acesso seguro da população às plantas medicinais e derivados.

“Esse é um projeto de extrema importância, nós sabemos que nosso município é riquíssimo em plantas medicinais e elas precisam ser manipuladas, exploradas e o mais importante, que as unidades básicas de saúde possam ter esse programa na distribuição desse medicamento fitoterápico para a população”, explicou a parlamentar.

Lago Grande – Alba Leal também destacou o final de semana de atividades parlamentares realizadas na Região do Lago Grande. “Nós estivemos visitando algumas comunidades, reunindo com os moradores, levantando demandas e vamos protocolar todas as pautas trazidas, uma delas solicitando a manutenção de algumas pontes da PA 257, Rodovia Translago, que liga Santarém ao município de Juruti, já que no trecho tem pontes que estão danificadas, nós vamos fiscalizar e cobrar para que esses serviços possam ser realizados para garantir a segurança de quem passa pelo local”, ressaltou.

A vereadora também informou que visitou as unidades básicas de saúde de algumas comunidades e constatou a falta de ambulâncias, que tem dificultado o transporte de pacientes. “As unidades de saúde das comunidades de Piraquara e Vila Socorro estão sem as ambulâncias, pois os veículos foram trazidos para Santarém para manutenção e não foram devolvidas, somente a ambulância traçada do Distrito de Curuai está sendo utilizada para a remoção de pacientes no alto, médio e baixo Lago e nós estamos solicitando a Secretaria Municipal de Saúde a devolução dessas ambulâncias em caráter de urgência para essas comunidades”, enfatizou.

Alba Leal finalizou demonstrando preocupação com o abastecimento de insumos nas unidades básicas de saúde e hospital, visto que o final de ano está chegando e esses locais precisam estar providos com os materiais para o atendimento de pacientes.  “Nós estamos solicitando junto a Secretaria Municipal de Saúde o abastecimento com medicamentos e insumos nas UBS’s, tanto na zona urbana, como na zona rural e hospital, pois o período de festas de final de ano está chegando e esses estoques de medicamentos e material precisam estar reforçados para que não falte para os atendimentos da nossa população”, finalizou.

Por Marina Bandeira – Assessora de Imprensa da vereadora Enfermeira Alba Leal