Alba Leal visita Laboratório de Biologia Molecular do Baixo Amazonas

Em visita ao Laboratório de Biologia Molecular do Baixo Amazonas (Labimol), na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) – Campus Tapajós, nesta quinta-feira (25), a presidente da Comissão de Saúde e Saneamento Básico vereadora Alba Leal (MDB) conheceu as instalações e equipe do laboratório. A unidade realiza exames de diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19).

A parlamentar foi recebida pelo coordenador do laboratório Marcos Prado. Ele explicou que o laboratório foi implantado emergencialmente no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), e transferido para seu espaço definitivo, no Campus Tapajós da Ufopa. O serviço atende 20 municípios da região oeste do Pará, podendo realizar de 100 a 300 testes para Covid-19 por dia.

“O Labimol é o único laboratório da região norte do Brasil localizado fora das capitais. Isso mostra a importância da universidade pública e o quanto ela pode contribuir com a sociedade”, complementou Marcos.

A presidente da Comissão de Saúde Alba Leal elogiou a estrutura e a equipe de profissionais do laboratório.

“Não conhecia o espaço, a estrutura é ampla e adequada e os equipamentos são todos modernos. O resultado dos exames ficam prontos em menos de 48h. E o mais importante destacar é que antes esses exames eram encaminhados para o Laboratório Central, em Belém. Agora ganhamos agilidade nesses resultados, diminuindo o tempo de espera”, finalizou Alba.

Por Gleicy Lira – Assessora de Imprensa da vereadora Alba Leal