Ampliação de serviço de implante de DIU é debatida na tribuna da Casa

Adriana Almeida (PV) solicita kits de inserção de Dispositivo Intrauterino, e que haja campanha de conscientização nos bairros informando o serviço.

Na busca por atender o planejamento familiar e diminuir o número de gestações indesejadas, a vereadora Adriana Almeida (PV) apresentou, durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira, 31, Requerimento que solicita ao Poder Executivo kits de inserção de DIU, para atender à Casa da Mulher.

A parlamentar ressaltou que existem apenas 212 unidades do dispositivo com validade até março de 2022, no estoque do equipamento, que faz parte da estratégia de atendimento às mulheres do município, e teriam 2.700 unidades na Secretaria de Saúde de Santarém; estes com validade até 2027. “Nós visitamos a Casa da Mulher, colhemos alguns dados importantes para o Projeto de Lei de minha autoria, que está em andamento com esse tema.  Até o momento, de acordo com dados levantados na Casa da Mulher, foram realizados 41 atendimentos de implantes de DIU; um serviço que precisa ser ampliado para as mulheres santarenas”, relata.

Adriana observou ainda que é preciso informar que o serviço é realizado pelo SUS. “Mas outro empecilho é que só temos uma médica que atende duas vezes na semana, que faz esse serviço de implantação do dispositivo intrauterino.  Estou colocando um requerimento na Casa hoje, solicitando a atenção para esse assunto de grande importância que temos nos bairros”, acrescenta.

DIU – O Dispositivo Intrauterino apresenta como principal vantagem o uso por períodos prolongados, podendo ser mantido na cavidade uterina por mais de cinco anos, dependendo do tipo utilizado. Apesar de ter a eficácia comparada à de anticoncepcionais orais, o DIU apresenta a vantagem de não necessitar de que a mulher lembre todos os dias de usar o método.

Por Lana Mota – Assessora de Imprensa da vereadora Adriana Almeida