O vereador Andreo Rasera (MDB) manifestou, durante sessão da Câmara Municipal de Santarém nesta terça-feira (30), preocupação em relação a Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte, criado pelo INCRA para ser destinado às populações tradicionais para exploração de riquezas extrativas,
“O PAE eixo forte tem uma importância muito grande, mas temos grandes empreendedores querendo vir para Santarém investir no segmento do turismo, e nós temos que discutir uma política pensada para aquela região. Temos um projeto de continuação da Interpraias, que passará por Ponta de Pedras, devido às questões das comunidades tradicionais tivemos a não efetivação de uma melhor infraestrutura de qualidade de acesso a essas praias”, disse Rasera.
Os PAE’s são uma categoria dos Projetos de Assentamento de Reforma Agrária – conjuntos de lotes instalados pelo Incra em um imóvel rural. Cada lote é destinado a uma família de agricultor ou trabalhador rural que não tenha condições econômicas de adquirir um imóvel na área rural. Os beneficiados devem residir e explorar o lote, com o desenvolvimento de atividades produtivas.