Após repercussão, MPE envia ofício a órgãos do Executivo e ao prefeito; inquérito foi instaurado para investigar evento esportivo em Alter

Biga Kalahare (PT) tratou do assunto e aproveitou para pedir que “Lei das Máscaras” seja respeitada.

Durante a sessão remota desta quarta-feira (7), o vereador Biga Kalahare (PT) reafirmou seu posicionamento sobre o evento esportivo que reuniu mais de 120 atletas no último domingo (4), em Alter do Chão.

‌‌O parlamentar destacou que é necessário que o Ministério Público do Estado (MPE) realize investigação, para encontrar os responsáveis que liberaram o “Desafio Zéfiro”, título da competição nacional de triatlo, que teve uma etapa realizada em Alter do Chão no último dia 04.

Biga questionou que, se a competição foi liberada pela Vigilância Sanitária do município, o órgão não poderia ficar à frente para apurar as circunstâncias da liberação. O petista disse que a Divisa não pode investigar a si própria; caberia ao Ministério Público do Estado fazer a análise do caso.

Diante da quebra dos protocolos sanitários na competição, o vereador se posicionou ainda, sobre o Projeto de Lei nº 1672/2020, que impõe penalidades para o cidadão que não estiver utilizando máscara de proteção em ambientes públicos, durante a pandemia. “Alguns dias atrás votamos o projeto sobre o uso de máscaras em Santarém. Não vejo pessoas usando máscaras. Não vi esse projeto ser executado”, pondera.

Inquérito – Sobre pedido encaminhado, na terça-feira (06), pelo gabinete do vereador Biga Kalahare e o Comitê Popular de Combate à Covid-19, o Ministério Público do Estado instaurou inquérito, nesta quarta-feira (07), para investigar a liberação do evento esportivo ocorrido em Alter do chão.  O MPE encaminhou ofício à Divisão de Vigilância Sanitária, ao Comitê de Gestão de Crise de Santarém, à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), à Procuradoria do Município e ao prefeito Nélio Aguiar, solicitando documentos e esclarecimento, questionando se houve fiscalização sanitária no local.

Por Daína Aben-Athar – Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare