Aprovado PL de Adriana Almeida que torna patrimônio cultural de natureza imaterial do município de Santarém as festividades da região do Eixo Forte

O Plenário da Câmara Municipal de Santarém aprovou por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (28), o Projeto de Lei Nº 902/2023 da vereadora Adriana Almeida (União) que declara como patrimônio cultural de natureza imaterial do município as festividades da região do Eixo Forte. A matéria foi originada com mobilização e apoio de lideranças comunitárias.

Entende-se por Patrimônio Cultural Imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.

Adriana Almeida comemorou a vitória do projeto destacando essa conquista dos povos tradicionais que fazem parte do crescimento cultural do município. “É com muita alegria que nós aprovamos na Casa Legislativa esta Lei, que inclui o calendário festivo dessa região que é tão rica na sua cultura, culinária e responsável por grande parte do turismo de Santarém. Valorizar essas pessoas que estão trabalhando, destacando o que há de mais lindo na Amazônia, é valorizar a nossa terra, as nossas raízes”, destacou a vereadora.

A vereadora contou com apoio dos moradores da região do Eixo Forte, como os representantes das comunidades de Jatobá, Santa Luzia, São Francisco, São Sebastião, Conselho de Saúde do Eixo Forte e do grupo de Mulheres Empreendedoras, que apoiam o folclore e as festividades da região.

Por Bianca Mota – Assessora de Imprensa da vereadora Adriana Almeida