A Câmara Municipal de Santarém realizará nesta terça-feira (26) uma audiência para debater o uso de plantas medicinais e fitoterápicos no Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Santarém. O debate, a partir das 9h, é resultado do Requerimento N° 2339/2024, de autoria da vereadora Alba Leal (MDB).
Na sessão desta segunda-feira (25), Alba usou a tribuna para reforçar o convite para os demais vereadores e a população em geral para a discussão que pode definir novas alternativas de tratamento de doenças, a partir de plantas e outros instrumentos naturais nas unidades de saúde pública de Santarém. “A audiência será um espaço importante para ampliar o diálogo sobre saúde natural e integrativa. Contaremos com a participação de autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para fortalecer as políticas públicas voltadas ao uso de plantas medicinais e fitoterápicos em Santarém”, explicou a parlamentar sobre a audiência pública, que acontecerá no plenário “Vereador Benedito Magalhães”.
Queimadas – Em outro assunto, Alba Leal (MDB) manifestou preocupação com as queimadas que vêm afetando o município de Santarém. A parlamentar alertou sobre o impacto do grande acúmulo de fumaça para a saúde pública, especialmente em crianças, idosos e outras pessoas debilitadas. “A fumaça tem prejudicado significativamente a saúde da população. Durante o Círio, não conseguimos sequer avistar as pessoas à frente na caminhada por conta da densa fumaça que se espalhou pela cidade desde as primeiras horas da manhã”, enfatizou.
Alba Leal ressaltou a necessidade urgente de uma força-tarefa com atuação de órgãos competentes para fiscalizar e mitigar a poluição atmosférica. “Essa fumaça não é apenas de Santarém, mas também de outros municípios, o que agrava a situação. Além disso, é fundamental que as unidades básicas de saúde estejam preparadas para atender aos pacientes com problemas respiratórios decorrentes dessa situação, já que a UPA e o Hospital Municipal estão sobrecarregados com casos de síndromes respiratórias.”, ressaltou.
Por Marina Bandeira – Assessora de Imprensa da vereadora Alba Leal