Através de solicitação feita pelo vereador Elielton Lira (Avante) aconteceu nesta sexta-feira (10) uma audiência pública em alusão aos 10 anos do primeiro plebiscito para a criação do Estado do Tapajós. A solicitação foi feita devido a população entender que o desejo comprovado com 96,64% de aprovação regional do plebiscito de 2011 permanece nos dias atuais.
O dia 11 de dezembro é uma data marcada e importante para o movimento, pois relembra o expressivo resultado da votação em favor da divisão do Pará. “Nosso desejo não é dividir o estado, nosso propósito é fortalecer a região para crescermos juntos. Nosso estado é muito grande, nitidamente impossível abraçar ele todo. O Estado do Tapajós sendo criado teremos um grande potencial para sermos uma das maiores potência do Brasil”, enfatizou Elielton Lira.
O vereador ainda destacou em seu discurso que existe matéria-prima suficiente na região, e isto economicamente para a nação é positivo.
O presidente do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós Jean Leitão destacou que a articulação, que congrega a entidade e parlamentares, incluindo vereadores, deputados e senadores, é “para nos darem o direito de ter um plebiscito”. Segundo Leitão, a votação realizada em 11 de dezembro de 2011 não foi um plebiscito, mas apenas uma consulta popular “para pegar o estado do Pará para transformar em três”.
O vereador Angelo Tapajós (Republicanos), que tem participado da comitiva da Câmara de Santarém, e tem tido contato direto com o Senado Federal, onde tramita o Projeto de Decreto Lei 508/2019, salientou que, mesmo com o esforço do prefeito Nélio Aguiar, “se fosse o Estado do Tapajós, nós estaríamos bem lá na frente. Pelo povo que vive aqui: povo empreendedor, povo batalhador. Mesmo que a gente não consiga mudar a lei, que a gente consiga convencer de que precisamos ter a nossa independência”.
Na audiência estavam representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB (subseção Santarém); Instituto Cidadão Pró- Estado do Tapajós (Icept); Câmara de Municipal de Mojui dos Campos; Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agriculturas Familiares de Santarém – STTR; Câmara Municipal de Alenquer, Câmara Municipal de Uruará; presidentes de bairros
Os vereadores presentes foram: Angelo Tapajós (REP), Alysson Pontes ( PSD), Alexandre Maduro (MDB) Elielton Lira (Avante) e Murilo Tolentino (PSC).
Por Alana Bernini – Assessora de Imprensa do Vereador Elielton Lira