Biga cobra mais atitude do Executivo Municipal sobre a falta de água em Santarém

Durante a sessão ordinária, na tarde desta segunda-feira (02), na Câmara Municipal de Santarém, o vereador Biga Kalahare (PT) discursou sobre a falta de água que assola vários bairros do município. O parlamentar expressou sua indignação com a gestão municipal, por não se posicionar sobre o problema e por não trabalhar na tentativa de solucionar as falhas no abastecimento.

O pronunciamento do petista foi motivado pelo clamor da população, que nesta manhã, realizou manifestação no bairro Santana, após um mês sem abastecimento de água na área. Biga ressaltou que o município sofre até hoje com o problema devido o prefeito Nélio Aguiar ter desistido do processo de municipalização do abastecimento de água, que iniciou em 2017, e que as razões não foram esclarecidas pelo Executivo.

O parlamentar voltou a cobrar a instalação de um almoxarifado em Santarém para armazenar peças, que, atualmente, precisam ser solicitadas da capital para a manutenção dos equipamentos da Companhia de Saneamento do Pará, em Santarém.

Ao destacar os transtornos que a falta de água causa para as famílias santarenas, Biga enfatizou também a ausência de ações por parte do executivo para amenizar o sofrimento da população, destacando que carros pipa poderiam ser disponibilizados pela prefeitura para fornecer água aos moradores dos bairros, principalmente os da periferia, levando em consideração que muitos não tem ao menos um reservatório para armazenar o líquido. “Nesse momento muitas pessoas não têm água para tomar seu banho, para lavar suas roupas, para limpar sua casa. Quem sofre mais é o pobre, aquele que não tem nem uma caixa d’água para colocar a sua água”, pontuou.

Por fim, o vereador cobrou uma resposta do prefeito e frisou que o momento não é dedicado ao silêncio, mas sim de respostas à população.

Por Daína Aben-Athar -Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare PT