Biga cobra novo Hospital Municipal para Santarém e a conclusão do Materno Infantil

Em sessão ordinária na tarde desta quarta-feira (13), na Câmara Municipal de Santarém, o vereador Biga Kalahare (PT) fez um discurso voltado ao incêndio que ocorreu na madrugada de terça-feira (12) no Hospital Municipal Dr Alberto Tolentino Sotelo (HMS). O parlamentar lamentou o sinistro e se solidarizou com pacientes, familiares e com os profissionais de saúde que estavam no momento na unidade. As causas do incêndio ainda não foram divulgadas oficialmente e o laudo da perícia deve ser entregue ao executivo em 30 dias.

Diante da situação, Biga pediu a construção de um novo hospital municipal em Santarém, levando em consideração o sucateamento e a falta de infraestrutura do atual prédio, que inclusive, foi descrita na decisão proferida pelo juiz de Direito Claytoney Passos Ferreira, da 6ª Vara Cível e Empresarial, de Santarém, ao suspender as atividades do HMS. O petista ressaltou a precariedade na saúde de Santarém e cobrou a conclusão e entrega urgente do Hospital Materno Infantil, que atualmente está com as obras paralisadas e, em processo de construção há 12 anos. Uma unidade, que segundo o vereador, poderia estar sendo utilizada para receber pacientes e, principalmente, mulheres grávidas e puérperas, que agora, passam por vários transtornos, em decorrência da falta de um setor obstétrico municipal.

Biga considerou o incêndio uma tragédia anunciada, pois enfatizou que ele e muitos parlamentares cobraram melhorias na unidade, uma vez que muitos problemas foram observados nas visitas que realizaram. “Não podemos tirar a responsabilidade do prefeito e da secretaria de Saúde, não podemos eximir ninguém dessa responsabilidade. O incêndio aconteceu, mas não foi por falta de cobrança desta casa, não foi por falta de requerimentos e de visitas”, pontuou.

Biga levou para tribuna uma foto da resposta que a equipe de comunicação do governador do Pará Helder Barbalho (MDB) escreveu para uma seguidora da sua página oficial. No comentário, a mulher pede que o estado conclua as obras do materno infantil, para que as mães possam ter seus bebês com dignidade. O governador respondeu que a verba para a conclusão da obra foi repassada ao município que possui convênio com o estado, na execução do projeto, e que a finalização do Materno Infantil depende do governo municipal de Santarém.

O vereador sugeriu que o Prefeito Nélio Aguiar use sua articulação, por ser base aliada ao governador do estado, para que a unidade seja entregue ao município.

Por Daína Aben-Athar -Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare