Biga destaca retorno das obras do Residencial Moaçara em Santarém

Na tarde desta terça-feira (3), na sessão ordinária da Câmara Municipal de Santarém, o vereador Biga Kalahare (PT) destacou da tribuna o retorno das obras do Residencial Moaçara I e II. Após visita realizada pela manhã, o parlamentar enfatizou que percorreu o espaço acompanhado do engenheiro de execução da obra Maurício Monteiro e visitou alguns apartamentos que passam por reforma, pois o local ficou abandonado durante anos, sendo necessário refazer muitas etapas.

Biga relembrou que o retorno das obras do Conjunto Habitacional, que pertence ao Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, foi uma de suas solicitações feitas ao Ministério das Cidades, em Brasília, em março deste ano. A resposta do Ministério, obtida pelo parlamentar, na semana passada, atesta o retorno dos serviços, bem como o último repasse de recursos para a obra no município foi realizado pela Caixa Econômica Federal em fevereiro de 2023.

O petista explicou que a obra ainda passará por muitos processos. No entanto, de acordo com informações da empresa, pelo menos quarenta apartamentos estão previstos para serem entregues até o final deste ano. “Esperamos que esses 40 apartamentos sejam entregues este ano, e, ano que vem, o restante seja também entregue para a população. Tem muitas famílias pagando aluguel caro, sem condições financeiras para arcar com essa despesa “, ressaltou.

Hospital Veterinário – Na sessão ordinária de segunda-feira (2), Biga Kalahare indicou ao governo municipal a construção de um Hospital Veterinário em Santarém. De acordo com o parlamentar, não há em Santarém equipamento público que consiga suportar a demanda de atendimentos aos animais, pois é grande o número que necessita de cuidados.

Biga enfatizou que um hospital veterinário é essencial para atendimento médico e cirúrgico a animais doentes ou feridos. “Sabemos que a saúde dos animais é vital para o seu bem-estar e felicidade, mas também para a tranquilidade e segurança dos seus tutores e da comunidade em geral”, pontuou.

No documento apresentado pelo parlamentar, o petista sugere que na unidade de saúde para os animais, sejam ofertados consultas, exames diagnósticos, tratamento médico, cirurgia, internação e cuidados intensivos. Além de realizar serviços preventivos como vacinação, desparasitação, esterilização e check-ups anuais.

Kalahare salientou que muitos tutores não têm como recorrer ao atendimento particular em caso de doença do animal, levando, muitas vezes, cães e gatos ao falecimento. E o hospital veterinário municipal daria suporte para famílias que não dispõem de recurso financeiro para tratar o pet. “Acreditamos que Santarém precisa de um hospital veterinário para atender aos animais e consequentemente ajudar também as ONG’s que fazem um trabalho árduo de resgate e proteção aos animais e vivem endividadas em clínicas particulares do município”, argumentou.

Por Daína Aben-Athar – Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare