Biga enfatiza importância do programa “Pé de Meia”, do governo federal para combater a evasão escolar

O vereador Biga Kalahare (PT), durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Santarém, na tarde desta segunda-feira (1°), descreveu a importância do Programa Pé-de-Meia, do governo federal, para a conclusão dos estudos de muitos brasileiros, ressaltando que a proposta prevê o pagamento de R$ 1.800 por ano aos alunos do ensino médio público, visando incentivar a permanência dos estudantes na escola. O parlamentar acredita que a iniciativa vai reduzir a evasão escolar, bem como o índice de analfabetismo no país.

Biga destacou que o problema foi tema de notícia nacional, veiculada no programa “Fantástico”, da Rede Globo, que pontuou os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no qual apontam que, pelo menos, 9 milhões de brasileiros em idade ativa são considerados analfabetos e estimou que quase 90% dos analfabetos têm mais de 40 anos, e dois terços são pretos ou pardos.

O programa instituído pelo Ministério da Educação (MEC), neste ano, foi implantado no Pará, após o governo do estado acatar a proposta e colocar em prática nos municípios paraenses. Em Santarém, Biga implementou por meio do seu gabinete, o Projeto “Pé-de-Meia: Educação Financeira em Santarém” com a finalidade de ajudar os estudantes a administrarem o recurso, que vão receber, de maneira responsável, adotando práticas para render o dinheiro que pode ser investido em educação.

A primeira edição do projeto foi realizada na Câmara Municipal de Santarém, com o apoio da Escola do Legislativo, que instruiu alunos do 1° ano do ensino médio da Escola Estadual Aluísio Lopes Martins, do bairro Maracanã. A proposta do parlamentar é levar o projeto para outras escolas de Santarém, com o mesmo objetivo e dinâmica de ensino.

Biga falou ainda de outro tema evidente, ressaltando sobre o quanto as informações falsas sobre vacinas têm contribuído para a baixa adesão da vacinação contra o HPV. Segundo ele, apesar da disponibilidade da vacina pelo SUS há uma década, a procura ainda é baixa.

O parlamento frisou a importância dos pais levarem os filhos às Unidades Básicas de Saúde de Santarém para a imunização. A vacina está disponível nos postos de saúde para pessoas de 9 a 14 anos.

O petista finalizou o pronunciamento destacando o protocolo do seu projeto de lei que proíbe o uso de tração animal de veículos, em carroças ou instrumentos agrícolas e industriais, no município de Santarém, alterando a Lei Ordinária Municipal nº 20.159 de 11 de Maio de 2017.

Por Daína Aben-Athar – Assessora de imprensa do Vereador Biga Kalahare