Biga Kalahare destaca pedido ao MPE para investigar competição em Alter do Chão durante a pandemia

Segundo ele, o Comitê Popular de Combate à Covid-19 não acredita em decisão isolada da Vigilância Sanitária para autorizar o evento que gerou aglomeração

Durante a sessão remota desta terça-feira (6), o vereador Biga Kalahare (PT) se pronunciou sobre o evento esportivo denominado “Zéfiro 70 km”, que reuniu mais de 120 atletas de triatlo no dia (04/04), em Alter do chão. O parlamentar destacou que ficou surpreso com a atividade esportiva que liderou uma aglomeração de centenas de pessoas na Vila, gerando estranheza nos membros do comitê popular de combate à covid-19 de Santarém, que procuraram o petista para falar do assunto.

“Durante o dia de ontem, dialogamos sobre o caso e sobre encaminhamentos possíveis a partir das informações de que a Prefeitura estaria culpabilizando a Vigilância Sanitária e indicado a instauração de uma investigação administrativa pela própria vigilância sanitária”, explicou ao enfatizar que Kalahare, falou que o comitê popular entendeu que a Vigilância Sanitária não teria condições de, sozinha, aprovar e permitir a realização de um evento que contou com a participação de secretarias, como a de Turismo e Esporte e Lazer. O vereador lembrou que a autorização contraria o Decreto Municipal 712/2021 vigente, que permite reuniões de, no máximo, 10 pessoas.

Por conta disso, o vereador junto com o movimento encaminhou ao Ministério Público do Estado (MPE) essa situação, pedindo que monitore as ações até aqui tomadas pelo Poder Público e, principalmente, participe do procedimento de investigação sobre a liberação do tal evento. O parlamentar frisou que o mesmo foi noticiado nacionalmente, por meio de vídeos e fotos, “onde ficou claro que não foram respeitados os protocolos de biossegurança, uma vez que houve aglomeração sem uso de máscaras de proteção”, salientou o petista ao deixar claro que buscou embasamento para se manifestar sobre o debate.

Biga ressaltou que têm acompanhado o Comitê popular desde o início de seu mandato e o representa na casa, levando inclusive encaminhamentos à Prefeitura e demais órgãos municipais sobre pontos específicos do tratamento da pandemia em Santarém.

“Uma das ações conjuntas que mais repercutiram foi a entrega de um relatório desse Comitê ao então Ministro da Saúde, quando veio a Santarém para inaugurar o novo Hospital de Campanha. Nesse documento, solicitávamos apoio para dirimir várias situações que Santarém vem enfrentando durante a pandemia”, salienta.

Sobre o Documento o documento foi protocolado na promotoria de saúde do Ministério Público do Estado (MPE), na manhã desta terça-feira, solicitando uma rigorosa investigação por parte do MPE sobre o evento esportivo ocorrido no dia (04/04) na vila balneária de Alter do Chão, por se tratar de um delito contra a saúde pública, no momento em que o número de casos da covid-19 só aumenta em Santarém.

O documenta expressa a indignação contra o evento e cita o mês de março como o mais letal de toda a pandemia no município, com o trágico recorde de 183 mortes registradas pela Covid-19.

42 assinaturas de entidades e movimentos sociais constam no documento, que finaliza pedindo que providências sejam tomadas no sentido de responsabilizar os envolvidos.

Por Daína Aben-Athar – Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare