Biga Kalahare reúne com “Comitê Popular de Combate à Covid-19 de Santarém”

O encontro virtual aconteceu na noite de sexta-feira (5); vereador ouviu as demandas e sugestões do grupo.

O comitê popular é formado por representantes de sindicatos e entidades da sociedade civil do município, universidades, coletivos e ativistas. O movimento foi criado em março de 2020, no início da pandemia do novo coronavírus.

O vereador, tomado pela preocupação em relação à Covid-19 no município, teve a iniciativa de conversar com integrantes para ouvir sobre o trabalho realizado por eles e sobre a saúde em Santarém nesse momento de pandemia. Os representantes destacaram na reunião os problemas que vivenciam na saúde pública da cidade e disseram que o município necessita investir mais na saúde para atender melhor os pacientes. Citaram, inclusive, a necessidade de implantar uma nova unidade de atendimento descentralizada para atender pacientes com sintomas gripais.

O coletivo afirmou que sugeriu a participação do Sindicato de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde e do próprio Comitê Popular, para fazer parte do Comitê de Crise, mas o pedido foi negado pela Prefeitura.

O vereador criou um canal de comunicação entre o coletivo e o seu gabinete, no qual denominou “Gabinete conectado”, um meio para tratar sobre várias questões com o movimento. Os representantes da sociedade deram várias sugestões sobre as cobranças que o petista pode fazer ao Executivo.

Dentre as demandas, pediram que fossem verificadas as informações sobre o salário dos profissionais que trabalharam no hospital de campanha; sobre o recurso que está sendo aplicado; que o parlamentar visite outras unidades de saúde do município para verificar os salários dos profissionais do Samu que estão atrasados.

O petista se colocou à disposição do movimento e está conectado para se informar de todas as demandas do comitê.

Por Daína Aben-Athar – Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare