Biga pede implantação em Santarém do programa Caixa D’Água Para Todos

Durante a sessão da Câmara Municipal de Santarém, nesta segunda-feira (25), o vereador Biga Kalahare (PT) enfatizou o pedido que fez ao governo do estado, através de requerimento, para a ampliação do programa “Caixa D’Água Para Todos”, implantado na Região Metropolitana de Belém pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). O programa atende famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que não têm recurso financeiro para adquirir o reservatório de água.

O petista explicou que o seu pedido é motivado pela realidade de muitas famílias carentes de Santarém que não possuem caixa d’água em casa e que a situação se torna mais evidente quando falta o produto nas residências e a população não tem como reservar água. Biga ressaltou que durante o final de semana, muitos moradores de vários bairros do município sofreram pela falta de abastecimento de água, que foi interrompida para a troca de uma bomba do sistema Irurá. O petista se solidarizou com as famílias e disse que, na sua visão, a maioria das falhas no abastecimento ocorre por falta de estoque de peças, que precisam ser substituídas com urgência.

Biga frisou ainda sua participação no III Fórum de Mulheres do Baixo Amazonas, que discutiu sobre gênero e mudanças climáticas. Considerando a importância de falar sobre as vivências das mulheres na Amazônia, Kalahare destacou a necessidade de mais políticas públicas para mulheres e a participação delas nas discussões políticas, assumindo cargos políticos na representação feminina na Câmara Municipal de Santarém.

Biga ainda destacou o Dia Nacional do Orgulho Gay, comemorado neste 25 de março, alertando que a data representa a luta da comunidade LGBTQIA+ pela promoção do respeito, igualdade e combate à discriminação.

Por Daína Aben-Athar – Assessora de Imprensa do vereador Biga (PT)