Biga relata denúncias de pacientes do HMS internados na Arena Estadual Djalma Lima

Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Santarém, na tarde desta quarta-feira (18), o vereador Biga Kalahare (PT) relatou a situação de pacientes do Hospital Municipal de Santarém que estão internados em salas da Arena Estadual Djalma Lima. O parlamentar enfatizou que, em sua visita pela manhã, constatou que há pessoas que aguardam por quase um mês por cirurgia no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e que um dos motivos para a demora nos procedimentos é a falta de leitos na unidade.

O petista expressou sua tristeza com a situação dos internados e cobrou um posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Pará (SESPA), considerando que o órgão não dispõe de um sistema de transparência na lista de pacientes que são encaminhados para cirurgias no HRBA. Biga esclareceu que isso é prejudicial, pois pode acarretar em falhas e injustiça com pacientes que estão há muito tempo aguardando cirurgia.

Maracanã – Biga complementou seu discurso falando sobre a fiscalização que realizou, no início da tarde, no porto instalado na praia do Maracanã. Após várias denúncias, o petista foi ao local comprovar as informações repassadas por moradores com fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém (SEMMA). O parlamentar ressaltou que sua entrada na empresa Tapajós Administração Portuária LTDA não foi autorizada e que os agentes da secretaria participaram sozinhos de reunião com os responsáveis pela administração da empresa.

De acordo com o vereador, o empreendimento é incompatível com a área e precisa ser retirado do local. O parlamentar informou que levou a situação ao conhecimento do Ministério Público Estadual (MPE), que vai cobrar todas as licenças e o estudo de impacto ambiental da área.

Por Daína Aben-Athar -Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare.