Biga sugere uso obrigatório de máscaras para conter problemas respiratórios por causa da fumaça em Santarém

0

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Santarém, nesta segunda-feira (02), o vereador Biga Kalahare (PT) utilizou a tribuna para destacar a indicação formalizada ao Poder Executivo, solicitando a criação de um decreto municipal que determine o uso obrigatório de máscaras no município. Conforme argumentou o parlamentar, a medida é essencial para conter o agravamento de doenças respiratórias, e evitar a sobrecarga no sistema público de saúde, em decorrência da poluição do ar com a grande quantidade de fumaça nos últimos dias.

O pedido, aprovado por unanimidade em plenário, foi fundamentado com base nos dados obtidos junto à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e nas visitas realizadas pelo vereador, ainda na manhã desta segunda-feira, à Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) e ao Hospital Municipal. O petista ressaltou que a demanda de pacientes com sintomas respiratórios nas unidades de saúde tem crescido significativamente. Apenas entre os dias 1° e 26 de novembro, o Núcleo de Epidemiologia da UPA contabilizou 1.045 atendimentos relacionados a problemas respiratórios. Apenas nos dias 24 e 25 de novembro, foram registrados 150 atendimentos dessa natureza, sendo que metade dos pacientes necessitou de internação.

O petista ressaltou a urgência da medida diante da grave crise ambiental enfrentada pelo município, que há quase dois meses está encoberto por uma densa fumaça proveniente das queimadas descontroladas. Embora o governo do estado tenha enviado reforços para combater os incêndios na região, a situação permanece crítica.

Biga também enfatizou a necessidade de uma ampla mobilização, tanto no âmbito estadual quanto federal, para sanar os efeitos da crise climática e proteger a população. O parlamentar reconheceu o papel fundamental do governador Helder Barbalho no enfrentamento do problema e reforçou o apelo para que o governo federal amplie o apoio às ações de combate às queimadas.

Segundo o parlamentar, a gravidade do cenário foi evidenciada por dados da plataforma PurpleAir, que monitora a qualidade do ar globalmente. Santarém foi classificada como a segunda cidade mais poluída do mundo, com concentrações de partículas poluentes alcançando 411 microgramas por metro cúbico (µg/m³). No distrito de Alter do Chão, esse índice chegou a 468 µg/m³, valores muito superiores ao limite seguro estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 50 µg/m³.

Para o vereador, os indicadores tornam a adoção de medidas urgentes, incluindo a solicitação de auxílio ao governo federal para enfrentar a crise ambiental e reduzir os impactos sobre a saúde pública e a qualidade de vida da população.

Por Daína Aben-Athar – Assessora de imprensa do vereador Biga Kalahare

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade