Câmara comemora 20 anos do IESPES em sessão especial

0

A vereadora Alba Leal (MDB) propôs a homenagem, que foi aprovada por unanimidade na Casa, e foi um reconhecimento aos benefícios da instituição à formação de profissionais.

 

Nesta terça-feira (01), foi realizada na Câmara Municipal de Santarém, Sessão Especial em comemoração aos 20 anos do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES). Na ocasião, 10 colaboradores da instituição foram homenageados pela contribuição na formação de profissionais que contribuem com o desenvolvimento da região. Eles receberam a “Comenda Frei Lucas Tupper”, criador da Fundação Esperança. A instituição também foi agraciada com a Placa em Reconhecimento aos 20 anos de atuação.

O IESPES é fruto do Projeto Esperança, fundado em 1960 com objetivo inicial de cuidar de vidas na Amazônia por meio de atendimentos em saúde. O instituto começou a atuar na formação profissional em 2001, inicialmente com dois cursos, e hoje oferece 15 cursos de graduação e pós-graduação em várias áreas. Em duas décadas, formou mais de cinco mil profissionais que atuam no Brasil inteiro.

O professor Paulo Marcelo Pedroso Pereira discurso em nome dos homenageados. Ele esteve na primeira aula do IESPES, em 2001, uma data especial que marcou o início da instituição, além de ser um ano de mudanças e início de um novo tempo. “As recomendações daquela Aula Magna continuam atuais, a formação é necessária, assim como a integração entre a ciência e a comunidade”, enfatiza.

Para Glairton Nogueira, diretor do IESPES, a atual equipe segue a mesma inspiração de Frei Lucas, durante a criação da Fundação Esperança. Ele classificou o aniversário da instituição como comemoração da jornada de conquistas e transformações. “É imprescindível agradecer a todos os cinco mil profissionais que confiaram o início da carreira ao Instituto. Agradeço aos empenho de todos que trabalham e dirigem o IESPES”, comemorou.

Fernando do Valle, superintendente da Fundação Esperança, ressaltou os projetos desenvolvidos pela instituição. E destacou o “Esperança na Comunidade” que leva saúde e educação à população, realizando 45 mil atendimentos. “Que venham mais 20 anos e que o IEPES possa continuar sendo o braço forte da Fundação Esperança”.

O secretário municipal de Turismo Alaércio Cardoso, representando o Poder Executivo, foi ex-aluno de um curso técnico, e enfatizou que este é um dia muito especial, que mostra a luta pelo crescimento de uma região possibilitando saúde, desde a fundação, e, nos dias atuais, educação e formação profissional.

O vereador Carlos Martins (PT) falou em nome nos membros do Legislativo Santareno e destacou que a educação é a melhor forma de transformar a sociedade. “No caso do IESPES, essa transformação é diária por meio do Projeto Interdisciplinar que permite a integração comunidade-ciência”, enfatizou ao desejar sucesso e a criação de mais cursos pela instituição.

O presidente da Casa Ronan Liberal Júnior (MDB) destacou a importância de ter uma instituição genuinamente Santarena que promove educação e saúde. Para a vereadora Alba Leal (MDB) é uma honra ter uma instituição renomada que formou vários profissionais que atuam em diversas áreas e contribuem para o desenvolvimento da região.

A vereadora destacou que duas egressas do instituto participaram virtualmente da sessão, expressando a satisfação de alcançar êxito profissional, graças à formação obtida na instituição. Uma delas, Gleicy Lira, é assessora de imprensa da parlamentar.

Fizeram parte da mesa de trabalhos vereador Ronan Liberal Jr, presidente da Câmara Municipal de Santarém; vereadora Alba Leal, autora do requerimento que originou a sessão; Alaércio Cardoso, secretário municipal de Turismo, que representou o poder executivo; Fernando do Valle, Superintendente da Fundação Esperança; Glairton Nogueira, diretor do IESPES; Dayan Serique, coordenador de Educação do Centro Regional de Governo e o vereador Gerlande Castro (PSB), ex-aluno do IESPES.

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade