Governador do Estado Helder Barbalho e ministro da Saúde Eduardo Pazuelo visitaram unidades e inauguraram o novo Hospital de Campanha.
O presidente da Câmara Municipal de Santarém, demais vereadores, deputados e o prefeito Nélio Aguiar receberam o ministro da Saúde Eduardo Pazuelo e o governador do Estado Helder Barbalho, na quinta-feira (18/02).
Eles visitaram unidades de saúde de Santarém para verificar como o município tem enfrentado a pandemia da Covid-19. Pazuelo elogiou os governos do Estado e do Município pelos trabalhos. “A união de esforços de todos os níveis de governo, essa estrutura do HC aproveitando uma escola”.
O ministro salientou que o enfrentamento à pandemia está baseado em três estratégias. A primeira seria a economia de recurso, com foco no atendimento imediato; em municípios com as UBS’s, por exemplo, enfatizando ainda a importância da assistência médica, “somente ele vai definir o tratamento; diagnostico é do médico, tratamento é do médico”. A segunda seria o aumento da oferta de leitos clínicos como de UTI. A terceiro: a vacinação.
Sobre a imunização, inclusive, Eduardo Pazuelo anunciou que seriam enviadas para o Pará 1,5 milhão de doses até o final de março. Chegando um novo lote até o dia 24 de fevereiro.
O governador Helder Barbalho confirmou a informação que recebera mais cedo do titular da Pasta da Saúde do Governo Federal, e reforçou que o Estado tem buscado articular com todas as forças possíveis para vacinar mais paraenses e deixar a população livre da doença, garantindo ainda leitos e atendimento hospitalar clínico e de UTI por todo o Estado.
O presidente da Casa Ronan Liberal Jr. destacou que a visita do ministro da Saúde é “um momento muito importante para o município”. Além disso, o vereador inseriu que Pazuelo anunciou também, além das vacinas, que uma equipe da atenção primária estará por oito dias em Santarém, assim como a disponibilização de uma usina de oxigênio para atender a UPA 24h.
Ronan enalteceu ainda o trabalho do Governo do Estado, citando a reabertura do Hospital de Campanha com 56 leitos clínicos e quatro leitos de estabilização. “Fazer com que nós possamos buscar a cada dia fortalecer essas estratégias e fazer o de combate natural e essencial dessa pandemia que tanto assola a comunidade como um todo”, conclui.