Câmara de Santarém adota medidas de prevenção à transmissão do coronavírus

A Presidência da Câmara Municipal de Santarém, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, resolveu adotar medidas preventivas ao contágio pelo novo coronavírus (Covid-19), elevado ao grau de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A iniciativa do Poder Legislativo se deu por meio da Portaria 001/2020, a qual prevê as seguintes orientações aos servidores da Casa:

Ø  Maiores de 60 anos de idade, grávidas, lactantes e pessoas com doenças crônicas deverão ficar em casa por, pelo menos, 15 dias;

Ø  O mesmo vale para quem, porventura, tenha retornado, há pelo menos duas semanas, de países onde haja muitos casos da doença. Ressaltando que a medida independe de essas pessoas estarem apresentando sintomas;

Ø  E quem for diagnosticado positivo para o vírus deve seguir o protocolo estabelecido pelo MS, ficando afastado do trabalho para o tratamento até que não apresente mais sintomas e, obviamente, tenha liberação médica.

Dentre as medidas, a Câmara deixa facultado a esses servidores que fizerem parte dos chamados grupos de risco ou prioritários executarem as suas atividades por meio da Internet em teleconferências, por exemplo.

Texto produzido, editado e revisado por Jefferson Santos – jornalista do DECOM/CÂMARA