Câmara de Santarém declara repúdio às ofensas contra vereador Biga Kalahare e se solidariza com parlamentar

No mês que marca o “Dia Internacional da Luta contra a LGTfobia”, a Câmara Municipal de Santarém tem um de seus parlamentares, o vereador Biga Kalahare (PT), primeiro vereador desta Casa assumidamente homossexual, como alvo desse problema, e vem a público manifestar repúdio aos ofensores do referido parlamentar, que se utilizaram de meios digitais para proferirem palavras discriminatórias e preconceituosas contra ele.

Nesse sentido, o Poder Legislativo Municipal não se furta e jamais se furtará ao dever de fomentar o objetivo fundamental da República de promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
A Câmara, portanto, presta total e irrestrito apoio ao parlamentar atingido pelas violações constatadas, que buscam disseminar, criminosamente, em exercício explícito de inadmissível intolerância, o ódio público contra a sua pessoa, em razão de sua sexualidade.

Ressaltamos que o parlamentar já procurou os meios legais para denunciar o fato, o que deve ser apurado pelas autoridades devidas, no intuito de buscar punição a essas pessoas, que insistem em desrespeitar o caráter natural humano de ser diverso e plural.

É importante destacar que essas ofensas criminosas ocorreram após o vereador participar de um ato público, no último sábado (29), ao que é importante frisar que ninguém, incluindo os parlamentares, pode ser privado de seus direitos à liberdade de expressão e da livre e justa manifestação de ideias, ou sofrer qualquer restrição em sua esfera jurídica e ser alvo de discurso de ódio, que incite a discriminação, a hostilidade e violência em razão de sua sexualidade ou identidade de gênero.
Por fim, esta Casa de Leis, por meio dos demais vereadores, presta solidariedade ao vereador Biga Kalahare, por quem se tem profundo respeito pela história de luta e pela representatividade neste parlamento.