Câmara de Santarém entrega Comenda do Mérito de Gestão Educacional Prof.ª Deliana Santos nesta terça-feira.

Foi uma tarde de homenagens aos diretores de escola, destacando as unidades que alcançaram melhor resultado, dentro do município, na avaliação feita pelo MEC, através do IDEB

A Câmara Municipal de Santarém realizou, nesta terça-feira (8), uma sessão especial para fazer a entrega da Comenda do Mérito de Gestão Educacional Professora Deliana Santos. A solenidade, proposta pelo vereador Josafá Gonçalves (PL), premiou o trabalho de gestores da educação no município de Santarém.

“É importante homenagear os profissionais e escolas que se empenharam para dar ensino de qualidade aos alunos. A nossa vontade é que todos os gestores da rede pública municipal estivessem aqui. A gente fica feliz por ser a primeira sessão na Casa do povo para reconhecer a relevância do trabalho desses profissionais aqui em Santarém”, destacou o vereador autor da sessão.

O diretor Alcides Gamboa Teixeira, da Escola Municipal Santana, na Vila de Arapixuna, revelou a felicidade por estar presente nessa tarde de homenagens. A escola foi a melhor posicionada no índice do IDEB, do 6º ao 9º ano em Santarém. Ele falou a respeito dos desafios encontrados em todo o trajeto percorrido até esse lugar de destaque. “A gente fica feliz com o resultado do trabalho. Nós temos uma logística muito difícil, mas, trabalhar no interior é muito satisfatório. Essa nota é graças ao esforço, compromisso e dedicação da comunidade escolar”, enfatizou.

A escola Frei Gilberto Wood, de Vila Curuai, na região do lago Grande, ficou em segundo lugar. Evellyn Figueira, diretora da escola, manifestou o sentimento de gratidão. “Temos muitas dificuldades e desafios, mas o amor e a dedicação com que os nossos profissionais desempenham suas funções refletem nesse resultado. Nós já estamos trabalhando para que, se Deus quiser, ano que vem tenhamos um resultado ainda maior”, afirmou.

A secretária Municipal de Educação Maria José Maia estava na sessão prestigiando a homenagem que, por sinal, é uma sugestão dela do período em que ocupou uma cadeira no Poder Legislativo. Na época em que a Comenda do Mérito de Gestão Educacional foi criada, de imediato foi pensado no nome da professora Deliana Santos, que, segundo a titular da Semed, é uma referência de gestão. “A Deliana era uma gestora ética, competente e completa. Pensando em poder eternizar o nome dela, a gente criou essa comenda para reconhecer o trabalho de gestores que têm uma prática muito saudável na gestão, com desprendimento, compromisso e responsabilidade”, enfatizou a secretária.

O presidente da Câmara de Santarém Ronan Liberal Jr. (MDB) falou sobre a entrega da importante comenda: “fica aqui o reconhecimento desta Casa, aos profissionais, às escolas e a todos aqueles que fazem a educação no município de Santarém”.

Zona Urbana (1º ao 5º ano)

• Eliana Azevedo Lages (EMEF Cel Mário Fernandes Imbiriba) 1ª colocada – IDEB 6,5
  • Eloiza Elena Alves da Silva (EMEF Frei Miguel Kellet) 2ª colocada – IDEB 6,1 e 2ª colocada (6º ao 9º ano) – IDEB 5,1
  • Eliane Fernandes de Caldas Assis (EMEF Sérgio Luiz Henn) 3ª colocada – IDEB 6