Câmara de Santarém entrega comenda do Mérito Gestão Educacional Professora Deliana Santos

Ver. Professor Josafá

Nesta terça-feira (07), a Câmara Municipal de Santarém, em sessão solene, concedeu a comenda Mérito de Gestão Educacional Professora Deliana Santos. Um momento para homenagear gestores e gestoras que atuam na educação municipal e estadual.

A sessão foi proposta pelo vereador professor Josafá Gonçalves (PL), que fez referência ao desempenho municipal no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Santarém é referência para o Pará e para o Brasil; e o resultado positivo se deve à gestão e à equipe pedagógica, que se empenham pra ultrapassar metas”, argumentou.

Waldenicy Viegas.

A Comenda foi entregue a 20 profissionais escolhidos pelos vereadores. Entre os homenageados, Waldenicy Helena Teles Viegas, diretora da escola Municipal Maestro Wilson Fonseca, que comemora o quarto ano de gestão. “Estou muito feliz de estar aqui e representar todos os profissionais da minha escola. Dedico esse prêmio a eles, a minha família e a Deus”, comemorou.

Fátima Miranda

Fátima Cristina da Costa Miranda, diretora da escola Estadual Álvaro Adolfo da Silveira, também foi homenageada. Ela é gestora há quatro anos na instituição, mas já foi técnico em educação e, por 10 anos, coordenou a Universidade Vale do Acaraú (UVA) em Santarém. “É o reconhecimento de um trabalho prestado, e, esse reconhecimento faz a gente trabalhar com mais vontade”, vibrou ao receber a honraria.

Maria do Desterro Lima de Sousa

Maria do Desterro recebeu a comenda no ano que comemora 40 anos de trabalhos prestados à educação. Depois que se formou no curso de magistério ingressou na educação, foi professora e, desde que chegou à escola Padre Manuel Albuquerque, em 1997, foi pedagoga e está no décimo terceiro ano de gestão. “É uma homenagem a todos os colaboradores que me ajudam a construir uma escola melhor. Sem eles e sem Deus eu não seria nada”, reconheceu emocionada.

Profª. Clarice Rebelo

Para a professora Clarice Rebelo, presidente do Sindicato dos Profissionais das Instituições Educacionais da Rede Pública Municipal de Santarém (SINPROSAN), a comenda serve de reconhecimento e incentivo. Destacou que todos os dias é preciso motivar estudantes e profissionais. Responsabilidade que compete à gestão. “Nós formamos seres humanos, profissionais. É fundamental reconhecer o esforço dos gestores que, dia a dia, se comprometem com a missão árdua de ensinar”, frisou.

Homenageados – No total, 20 gestores educacionais foram homenageados por indicação dos vereadores:
Cleudilene Rocha dos Santos (Escola Municipal Sagrada Família);
Cristiane Repolho dos Santos (Escola Municipal Paulo Rodrigues dos Santos);
Delson Miranda Pisa (Escola Municipal Onésimo Pereira de Souza);
Edilene Ferreira de Sousa (Escola Municipal São Benedito);
Elineth Pimentel Pereira de Sousa (Escola Municipal Hilda Mota);
Fátima Cristina da Costa Miranda (Escola Estadual Álvaro Adolfo da Silveira);
Fernando Valente Coelho (Escola Municipal Santo André)
Francimara Cardoso Paulo (Escola Municipal União Libertadora)
Georgeane Rodrigues Lima (Escola Municipal Tiago Xisto de Aragão)
Gilberto Augusto dos Anjos (Escola Municipal Dr. Alberico Mendes de Nóvoa)