Câmara de Santarém pede explicações a Zequinha Marinho pela retirada de assinatura do projeto de criação do Estado do Tapajós

O presidente da Casa foi à tribuna expor um tema de uma amplitude maior que os limites geográficos e sociais de Santarém: a criação do Estado do Tapajós. Aguiar falou do projeto de decreto legislativo 508/2019, de autoria do Senador Siqueira Campos (DEM/TO), especificamente de um requerimento em que solicita esclarecimentos ao Senador Zequinha Marinho por ele ter retirado assinatura, com isso, travado a tramitação da pauta no Senado Federal.

O parlamentar destacou que a região conta com 23 municípios e 1.078.000 habitantes, o que seria maior que o estado do Amapá (500 mil habitantes) e quase próximo ao Tocantins, com uma população de 1.400.000.

Emir ressaltou ainda que o senador paraense obteve 90.401 votos na região, por isso “deve uma explicação aos seus eleitores”.

O vereador agradeceu aos senadores de 19 estados que assinaram, incluindo o petista Paulo Rocha que foi o único do Pará a assinar o projeto. Zequinha teria assinado no dia 13 e retirado a assinatura no dia 20 deste mês.