Câmara de Santarém realiza sessão especial para enaltecer trabalho de igrejas na pandemia da Covid-19

0

Líderes das instituições religiosas foram homenageados e receberam certificados pelo trabalho desenvolvido durante a crise sanitária.

Diversas denominações cristãs evangélicas se reuniram no plenário Vereador Benedito Magalhães da Câmara Municipal de Santarém, durante a tarde desta terça-feira (26), para receber homenagens, depois de muito se doarem, neste período tão difícil para toda a sociedade que está sendo a pandemia da Covid-19, hoje, com uma vacina aplicada na grande maioria da população, e que tem, claramente, feito com que sejam retomadas atividades e rotinas em geral. Nesse contexto, chegou o momento de reconhecer quem trabalhou pelo outro, neste momento de dificuldades.

A Sessão Especial em Reconhecimento aos Serviços Prestados pelas Igrejas Evangélicas durante a Pandemia da Covid-19 em Santarém foi organizada pela bancada evangélica da Casa, composta pelos vereadores Alysson Pontes (PSD), Angelo Tapajós (Republicanos), Carlos Silva (PSC), e Elielton Lira (Avante). Os quatro parlamentares sentaram à mesa oficial da solenidade, juntamente com o presidente da Câmara vereador Ronan Liberal Jr. (MDB), que passou a presidência da sessão a Angelo Tapajós. Autoridades militares e representações do meio evangélico também compuseram a mesa dos trabalhos.

O cerimonial iniciou com o toque do shofar, instrumento de sopro criado com o chifre de um animal, e que é um dos ícones da religião judaica, mas curiosamente só entrou na liturgia depois da diáspora, impulsionado pela iconografia cristã.

Carlos Silva leu o Requerimento 256/2022 que originou a sessão, apresentado pelo gabinete do vereador Angelo em nome da ala evangélica. “Muitas igrejas, apesar do isolamento social, estiveram presentes na vida das pessoas. O auxílio prestado pelas igrejas salvou muitas vidas”, ressaltou um dos trechos do texto do documento.

Em seguida, o Pr. Ruy Fagundes, pastor regional da Igreja Universal, fez uma oração de agradecimento. “O teu poder, Pai, está sobre todos. Queremos agradecer ao Senhor pela visão que o Senhor deu a todas as igrejas. Cremos que o Senhor está abençoando Santarém. Em tuas mãos entregamos todos e todas as igrejas”, proferiu o religioso.

De forma específica, um vídeo, produzido pela Assessoria de Imprensa do gabinete de Angelo Tapajós com o apoio da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Câmara, mostrou as ações realizadas pelas 17 denominações evangélicas presentes. Por meio da produção audiovisual, foi possível ter ideia da dimensão do serviço social e religioso prestado pelas igrejas, durante o período pandêmico.

Ao som do grupo musical gospel “Levitas”, o presidente Ronan e Angelo iniciaram a escrita manual da ‘Bíblia Manuscrita’, que foi apresentada a todos os presentes, por meio de um vídeo, que esclareceu a ideia de rememorar os primeiros escritos do livro sagrado, manuscritos em hebraico e aramaico, celebrando ainda os 500 anos da primeira edição da Bíblia Sagrada. Durante a sessão, um capítulo foi escrito dessa forma, contando com a participação de convidados e quem o quisesse fazer, orientação dada a todos pelo presidente da mesa dos trabalhos da cerimônia.

Como de praxe nas sessões especiais, foram realizadas homenagens, com a entrega de certificados a 37 lideranças religiosas, representando as igrejas e os projetos desenvolvidos por elas em prol do bem social. Em seguida, três vocalistas do coral da Escola Adventista apresentaram um número musical.

Em nome dos vereadores, Elielton Lira exaltou a importância das igrejas na pandemia. “Naquele momento de pânico, buscamos cada vez mais a Deus”, destacou o parlamentar, que ainda falou da bancada evangélica, a qual, segundo ele, luta, fala e foi guerreira nesse período de pandemia. “Não posso de forma alguma dizer que não somos passíveis a erro. Não é essa bancada que é um exemplo do cristão; o nosso exemplo é Deus, que esse sim é o caminho a verdade e vida e ninguém vai ao Reino dos Céus se não for por Ele”. Elielton lembrou também, em seu discurso, o nome do ex-vereador Reginaldo Campos. “Não estamos aqui para julgar ninguém. Estamos aqui para agradecer por tudo o que ele fez pelo evangelho aqui neste poder”, enfatizou o avantista, citando obras que tiveram participação de Reginaldo como a Praça de Eventos, a princípio, denominada ‘Praça da Bíblia’. Lira estendeu os elogios aos demais vereadores da Casa, os quais, de acordo com ele, nunca foram contra qualquer pauta cristã.

O Pastor Luís Carlos Marinho, da Igreja Presbiteriana, falou em nome dos homenageados. “Estar aqui, nesta oportunidade, é algo ímpar. Por que quem de nós, outrora, enfrentou uma pandemia?”, indagou o pastor ao citar um versículo do livro de Mateus do Novo Testamento da Bíblia, o qual se refere à entrega dos cristãos ao próximo. “Vejo a pandemia como uma oportunidade de demonstração do amor fraterno. O amor fraterno se colocar no lugar de quem mais precisa”, destaca.

O presidente do Conselho de Pastores Pr. Jean Marinho parabenizou e agradeceu a Câmara pela homenagem. “Verdadeiramente, amados, nós trabalhamos em nome do evangelho. São muitas histórias vividas, ouvidas, nesses dois anos, que ainda não acabou, pois muitos ainda nos procuram em aflição”. O líder pastoral em Santarém leu um texto, por meio do qual, exaltou o nome de Jesus Cristo.

A palavra foi facultada também aos representantes dos governos Municipal e Estadual. Pelo Estado, o secretário regional do Oeste do Pará e Baixo Amazonas Alexandre Maduro enfatizou que as igrejas levaram a palavra de Deus à casa das pessoas em um momento muito crítico. Nelcilene Lopes, secretária municipal de Habitação, representando o prefeito Nélio Aguiar, disse que “o acolhimento dado pelas igrejas foi de suma importância. Pastores e líderes muitas vezes ajudaram a salvar vidas”.

O presidente da sessão vereador Angelo Tapajós, que é pastor da Igreja Universal enfatizou em seu discurso que “Toda alma está sujeita às autoridades superiores, porque não há autoridade que não venha de Deus”, reportou-se aos pares, parafraseando um bispo de sua congregação que o motivou a ser vereador. “Pela primeira na Câmara Municipal de Santarém temos uma bancada evangélica, e a gente se posiciona para fazer projeto para a família, para a juventude e para toda a população de Santarém”, acrescentou Angelo. “A igreja tem um papel importantíssimo, mesmo o estado sendo laico, ela esteve à frente de ações sociais”, reforça.

Ao finalizar, o presidente Ronan agradeceu a todas as entidades componentes da mesa, aos pares, às igrejas, e deu uma ótima notícia, recebida naquele momento, conforme o vereador: “ocupação de leitos clínicos por pacientes de Covid-19 está zerada”. Sobre a informação, o emedebista disse que seria “fruto do envolvimento coletivo do Município de Santarém, dos órgãos, das entidades, das igrejas; igrejas evangélicas, hoje, aqui homenageadas, igrejas católicas”. Ainda a respeito da relevância das instituições religiosas, durante a pandemia, o presidente ressaltou que muitas pessoas ainda sofrem resquícios da Covid, e que o apoio espiritual foi essencial para evitar que mais vidas fossem perdidas. “É para Ele e por Ele que estamos aqui hoje. Gostaria de agradecer a todos e dizer que o Poder Legislativo esteve e sempre estará de portas abertas para homenagear a todos que contribuem direta e indiretamente para o desenvolvimento de nosso município”.

Por Jefferson Santos – jornalista da Ascom da Câmara Municipal de Santarém

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade