Câmara Municipal de Santarém comemora Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

Com o intuito de dar visibilidade ao Dia Nacional da pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro, a Câmara Municipal de Santarém realizou, nesta quinta-feira (21), uma sessão especial para celebrar as lutas, conquistas, mas principalmente conscientizar sobre a importância da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. A sessão especial foi proposta pelo Vereador Andreo Rasera (MDB), a solenidade contou com a participação de secretários do Município e entidades.

Vereador Andreo Rasera.

“Essa sessão tem um significado muito grande para a sociedade santarena e para o Poder Legislativo, pois é um momento que fazemos alusão ao Dia Nacional da pessoa com deficiência. Hoje, o Poder Legislativo através dos vereadores e do meu requerimento como autor da sessão está promovendo reconhecimento de empresas, entidades e pessoas que estão no dia a dia envolvidos com as nossas garantias constitucionais”, destacou Andreo Rasera.

Ronilson Castro, Vice presidente da ADEFIS

A data foi oficializada através da Lei n° 11.133/2005, contudo desde 1982 já havia celebração em razão dos Movimentos pelos Direitos das pessoas com Deficiência para reivindicar melhores condições de vida e de serviços públicos em favor dessas pessoas.

O vice presidente da Associação de Deficientes de Santarém Ronilson Castro destacou a importância da sessão para a sociedade. “Temos o sentimento de uma conquista alcançada com muitas lutas e dificuldades que as associações enfrentavam e, atualmente unidos nos fortalecemos cada vez mais”, disse.

Vereador Sílvio Neto.

O presidente da Câmara Municipal de Santarém Sílvio Neto enfatizou o reconhecimento dos vereadores às lutas, conquistas e avanços na sociedade das pessoas com deficiência. “É uma grande alegria aprovar o requerimento do Vereador Andreo Rasera para celebrarmos uma vitória que marca o Dia Nacional da pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro”, finalizou.

Homenagens – Durante a programação, 20 personalidades, empresas e instituições foram homenageadas como reconhecimento à dedicação e desemprenho na luta em favor das pessoas com deficiência em Santarém. A lista foi formada por indicações da Câmara Municipal de Santarém, entidades e instituições do setor:

• Alexandra da Costa Marinho, indicada pela Associação do Transtorno do Espectro Autista do Tapajos e do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TEAS do Tapajós)
  • Associação de Pais de Pessoas com Necessidades Especiais do Tapajós (APPNET), indicada pelo vereador Andre Rasera
  • Bertolini Transportes, indicada pelo vereador Andre Rasera
  • Bruna Thainá Bandeira de Almeida, indicada pela APAE
  • Cargill, indicada pelo vereador Andre Rasera
  • Centro POP – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, indicado pelo vereador Andre Rasera
  • Cláudio Riller Ferreira Azevedo, indicado pela SEMED
  • Clebson Carlos Barroso, indicado pelo ADEFIS
  • Túlio Chaves Novaes, indicado pelo Ministério Público
  • Christielle Regina Rodrigues Gomes, indicada pela SEMTRAS
  • Edson Alves Ferreira Filho, indicado pelo vereador Andre Rasera