Câmara Municipal de Santarém encerra atividades legislativas de 2023 com entrega de títulos de Honra ao Mérito e Cidadão Santareno

A Câmara Municipal de Santarém, nesta quarta-feira (13), em sessão solene de encerramento dos trabalhos legislativos em 2023, fez a entrega de 16 Títulos de Cidadão Santareno e 22 Títulos de Honra ao Mérito. “Esta sessão é uma forma de lembrar que tudo que o cidadão faz é importante para Santarém. Fico muito feliz em estar neste momento de honra para nossa Casa de Leis”, declarou o presidente da Câmara, vereador Silvio Neto (União Brasil).

Durante a solenidade foram entregues 38 honrarias. Cada agraciado é indicado por vereadores, por meio de Decreto Legislativo. “Nós representamos aqui todos cidadãos e cidadãs que trabalham para fazer de Santarém uma cidade melhor. Todos são importantes: quem nasceu aqui ou quem escolheu essa cidade pra morar, quem trabalha dia a dia por Santarém “, declarou a vereadora Alba Leal (MDB) secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santarém.

São profissionais em diferentes áreas. Alguns atuando em outros estados, como o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá Rivaldo Valente Freire, natural de Santarém. “Fico muito feliz. A Câmara representa o povo e pra mim é como ser agraciado pelos representantes do povo santareno, aqui é minha casa, apesar de estar longe, levo Santarém comigo”, festejou ao receber o título de Honra ao Mérito.

Outro magistrado, Roberto Rodrigues Brito Júnior, manifestou satisfação em ser escolhido para receber o título de Honra ao Mérito. “Receber essa honraria é ter a certeza de dever cumprido no meu trabalho e como cidadão”.

O gerente comercial da Gazin, Valdir Eva de Oliveira é natural do estado do Paraná, mas já morou em vários estados do Brasil por causa do trabalho. E foi por conta do trabalho que ele foi transferido para Santarém, onde mora há 07 anos. Ele foi escolhido para receber o Título de Cidadão Santareno. “Esse título é o que faltava pra não sair mais desse município, a certeza de que estou no lugar certo para morar e trabalhar”, disse ao receber a honraria.

O advogado goiano José Capual Alves Júnior, que mora em Santarém há 16 anos, foi agraciado com o Título de Cidadão Santareno. “Agora eu tenho uma dupla naturalidade: sou goiano e também santareno. Recebo esse título com uma enorme satisfação”, agradeceu.

A sessão é um momento festivo, que marca a harmonia entre os cidadãos, profissionais e poderes legislativo e executivo. O prefeito de Santarém Nélio Aguiar enfatizou o quanto é importante reconhecer o trabalho e empenho dos agraciados. “Esse é um momento de honrar e agradecer a essas pessoas por trabalhar por nossa cidade e de aqui firmar o compromisso de manter harmonia entre os poderes legislativo e executivo, o que é fundamental para manter a ordem e o desenvolvimento do município”, concluiu o gestor.

Cidadão Santareno – Neste ano, 16 personalidades receberam o título de “Cidadão Santareno”, por indicação dos vereadores:

Alessandra Korap (Alessandra Munduruku), nascida em Itaituba (PA);

Anderson Mario Abucater de Santana, nascido em Belém (PA);

Antônio José Silva, nascido em Pinheiro (MA);

Carlos Divino Menezes Moura de Carvalho, nascido em Imperatriz (MA);

Eraldo Sorge Sebastião Pimenta, nascido em Salto da Divisa (MG);

Francisco Alves de Aguiar (Chapadinha), nascido em Batalha (PI);

Gilliard Vaz de Oliveira, nascido em Itaituba (PA);

Heiby da Costa Sarrazin, nascido em Alenquer (PA);

Jairo Oliveira Miranda, nascido em Jacareacanga (PA);

José Capual Alves Júnior, nascido em Goiânia (GO);

Luciano Freitas Oliveira, nascido em Pereiro (CE);

Maria Antônia Silva Ramalheiro, nascida no estado do Maranhão;

Pedro Firmino de Farias, nascido em Santana de Acarau (CE);

Tarcisio Morais da Costa, nascido em Belém (PA);

Valdir Eva de Oliveira, nascido em São Luiz (PR);

Washington Luiz Dias Lima, nascido em Ipu (CE).

Honra ao Mérito – Com o título de honra ao mérito, 22 personalidades também foram homenageadas por indicação dos vereadores.

Adriano Carvalho da Silva, designer floral;

Aldir Giovani Schmitt, empresário;

Antônio Genetam de Oliveira (Maricota Show), radialista e humorista;

Charles Menezes de Barros, juiz de direito;

Eduardo Cesar Guerra Costa, marceneiro;

Elias Castro Soledade (Elias Júnior), repórter policial;

EMATER-PA;

Empresa Camila Navegação e Transporte;

Francinei Almeida da Silva, servidor do INSS;

Geraldo Irineu Pastana de Oliveira, ex-vereador de Santarém, ex-prefeito de Belterra.;

Humberto de Abreu Frazão Netto, empresário;

João Sousa Santana, agente distrital do Lago Grande;

Lana Cristina Rebelo de Sousa, servidora pública municipal;

Leidiane Maria Silva Gonçalves, enfermeira da SEMSA;

Luiz Otávio Batista de Macêdo, engenheiro agrônomo da SEDAP;

Manoel Gilmar Pereira dos Santos, servidor público municipal;

Michell de Sousa Martins, empresário;

Oziel Marçal de Aguiar, comandante da Capitania Fluvial de Santarém;

Primeira Casa de Candomblé de Santarém;

Rivaldo Valente Freire, Desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá;

Roberto Rodrigues Brito Júnior, Juiz de Direito;

Rogério Vaughan de Sousa, narrador esportivo da ESPN.